A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sinusite

Sinusite
A sinusite é uma infecção causada pela presença de germes nas cavidades do osso em torno do nariz, provocando congestão e dor de cabeça.
Sinusite é a inflamação dos sinus faciais, causadas por bactérias, fungos, vírus, infecções dentais e resfriados, resultando em congestão nasal, produção de muco purulento, e dores nas regiões posteriores da cabeça.
è Evite natação e excesso de exercícios ao ar livre.

Remédios Caseiros
-> Beber suco de frutas sem açúcar e alternar compressas quentes e frias com sal na área afetada.
-> Cheire 1 dente de alho fatiado.
-> Beba muita água, canja de galinha e sopa de vegetais.
-> Faça uma infusão com suco de 1 limão, 3 fatias de gengibre fresco, 1 pedaço de pimenta vermelha, 2 dentes de alho amassados e 2 colheres (chá) de mel.
- Fazer uma inalação com buchinha do norte.
- Óleo de Copaíba - > 1 gota em cada narina a cada 10 dias.

Aromaterapia
Alecrim (quimiotipo II), eucalipto, hortelã-pimenta, cipreste lusitanica, tea tree, tomilho, mostarda (apenas preparado por um aromotologista, pois óleos como o de mostarda tem uso restrito por ter efeito semelhante ao gás mostarda).

‘Bafos’de eucalipto (o normal que temos aqui no sul) com uma pitada de bicarbonato (que desobstrui as vias respiratórias).
Associado a isto um chá bem forte de camomila (Matricaria Chamomilla), utilizada para lavar os olhos e boca nas crises.

Fitoterapia Ocidental

Cabacinha do Norte: Cabacinha do norte; 01 copo; Pano virgem.
Corte a cabacinha em 04 partes, lave e retire a casca e as sementes. Faça um chá e deixe em fusão durante três dias dentro de um copo. Coe em pano virgem bem limpo, filtrar em algodão e usar uma gota por dia em cada narina.

Mel com Opérculo: Para sinusite, existe um remédio natural que não é tão fácil encontrar. Mas não custa tentar: Você sabe que nos alvéolos das colméias, depois que as abelhas operárias os enchem de mel (néctar regurgitado) as abelhas cerieiras recolhem um pouco de própolis da própria caixa/colméia e misturam numa bolinha de cera com uma gota de veneno. Essa bolinha é puxada para tampar o opérculo onde o mel ficará guardado para alimentar as crias e protegido de insetos invasores. Nas produções industriais e caseiras essa massinha da tampa de opérculo é raspada para que o mel escorra ou saia sob ação de uma centrífuga. Na industria todo material destas tampinhas é vendido para os laboratórios (principalmente dos japoneses). Todavia, você pode conhecer alguém que tenha um pequeno apiário ou consiga obter os favos da Natureza. Essa massinha da tampa de opérculo, quando obtida deve ser misturada ao mel numa proporção de 20x1.
Esse mel com tampa de opérculo é excelente para sinusite, rinite, qualquer inflamação da garganta e das mucosas. Nas cidades do interior é mais fácil conseguir nos apiários.

Outros: Buchinha Paulista (sem sementes), Sálvia (salvia oficcinallis), Girassol (hellianthus annus), Imburana, Alfazema (lavandulla oficcinallis), Carapia, Cânfora (arthemisia canphorata), Alecrim (rosmarinus oficcinallis), Romã (punica granatun - fazer pó ou óleo para a sinusite). Buchinha do norte (sem sementes), eucalipto, unha de gato (ficus pumilla), alho (alliun sativus), gengibre (zingiber oficcinallis).
http://groups.yahoo.com/group/ninho/message/5001

Sem comentários:

Enviar um comentário