A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Shiatsu: a massagem que revitaliza...

Shiatsu: a massagem que revitaliza...

Nilza Mouzinho de Sena
Data: 2006-05-16

A energia vital pode ser alterada pelos sentimentos captados pelo espírito e pela mente, que comanda o sistema nervoso central. «É através do contacto das nossas mãos, com estímulos variados, de acordo com a capacidade de percebermos e nos sensibilizarmos com a linguagem corporal, que podemos harmonizar e reequilibrar os circuitos energéticos», refere o Dr. Paulo Ramos, especialista em Medicina Chinesa.


É também por essa razão que, antes de fazer a massagem, «o massagista deve fazer chi-kung no sentido de se precaver contra alguns campos energéticos menos positivos que possa encontrar nos seus pacientes», explica.

Os sábios chineses desenvolveram o conhecimento dessa linguagem corporal através dos canais ou meridianos energéticos que circulam por todo o corpo, num feedback entre a pele – função orgânica – que é manipulável com as mãos e, em particular, com os dedos.

«Esses canais, assim como os centros de energia tradicionalmente chamados de chakras, formam uma corrente vibratória que circula pelo corpo conectando o céu (Yang), que corresponde ao centro espiral da cabeça, à terra (Yin), que corresponde à parte inferior do corpo», desenvolve o especialista.

O organismo sofre interferências energéticas não só motivadas por factores externos (fenómenos da natureza) como por factores internos (expressos pelas emoções e sentimentos presentes nas experiências do quotidiano).

«Para que haja saúde física e mental é necessário que exista um perfeito equilíbrio e harmonia dos fluxos energéticos no organismo, pois, o bloqueio dessas energias é o primeiro estágio para o desenvolvimento de determinadas patologias», continua Paulo Ramos.

É precisamente com conhecimento e técnicas antigas que se começa a mobilizar o fluxo desta energia, que pode estar bloqueada ou dispersa, deixando escapar a fonte da vida para dar lugar aos agentes nocivos que trazem as mais variadas patologias. Nesse sentido, na perspectiva chinesa, a vida desenrola-se dentro de um equilíbrio psicobioenergético, de acordo com as leis da natureza e suas manifestações energéticas que concordam com as polaridades Yin e Yang.

«Estas polaridades energéticas servem, para os orientais, de base para a sua filosofia e terapêutica», salienta o nosso interlocutor.



A história e a técnica...

Shia significa dedo e tsu pressão. O shiatsu surgiu no Japão no início do século XX. Foi legalmente reconhe¬cido em 1965. É uma forma de manipulação utilizando o polegar, os dedos e a palma das mãos.

«A pressão aplica-se sobre pontos e meridianos de acupunc¬tura, a fim de restabe¬lecer o fluxo energético e corrigir disfunções internas do organismo», refere Paulo Ramos.

Através das manipulações, há uma intensa estimulação energética que irá actuar sobre o sistema nervoso. O shiatsu provoca no organismo do indivíduo um estado de equilíbrio energético e físico, proporcionando, assim, a cura de certas doenças sem o uso de medicamentos.

Acredita-se que todas as pessoas possuem o dom da cura pelo toque e reagem quando são tocadas. A massagem é uma habilidade natural que as pessoas reaprendem.

«O shiatsu utiliza a pressão das mãos e técnicas manipulatórias para ajustar a estrutura física do corpo e as energias inatas de modo a evitar enfermidades e manter um bom estado físico e psíquico», defende o especialista.

O shiatsu é caracterizado por sua grande simplicidade, utilizando técnicas que envolvem o apertar, o tamborilar com os dedos, o pressionar e puxar, de preferência influenciando os músculos e os sistemas circulatórios.

As filosofias de tradição oriental descrevem o mundo com parâmetros energéticos. «Todas as coisas são conside¬radas manifestações da força vital universal chamada de Ki pelos japoneses ou Chi pelos chineses», explicita Paulo Ramos.

Chi é a substância primária e força motivadora da vida. «Geralmente, é traduzida como energia, mas o Chi também é um sinónimo de respiração nas línguas japonesa e chinesa. Na terapia chinesa, a harmonia do Chi no corpo humano é considerada essencial para a saúde. Todos os seus esforços convergem para esta finalidade», prossegue.

Os caminhos ou linhas por onde passa a energia chi são chamados de meridianos (a energia chi desloca-se ao nível subcutâneo, cujas linhas preferenciais são deno¬mi¬nadas meridianos).

«Nestes canais imateriais, condutores de energia diferenciada em variadas combinações de Yang e Yin, os fluxos de energia misturam-se alternadamente e responsa¬bilizam-se pela defesa, regulação e ressonância do organismo em relação às influên¬cias cósmicas», admite Paulo Ramos. A saúde implica, por isso, uma circulação adequada da energia vital através dos meridianos.

O shiatsu funciona para prevenir os desequilíbrios energéticos, quando a energia fica bloqueada no corpo e é necessário facilitar o funcionamento normal do órgão. Como? Quando a energia é bloqueada pode ser libertada pela massagem ou pressão profunda (pressione o polegar profundamente e segure no ponto – calmante); quando o fluxo de energia está baixo, é necessário estimular o ponto (aplique toques leves, várias vezes, com os dedos na superfície dos pontos – tonificante).



Estilos de shiatsu

Actualmente, existem vários estilos diferentes de shiatsu. Alguns concentram-se em «pontos de acumpressão», outros enfatizam um trabalho mais generalizado no corpo, mas ao longo dos caminhos de energia para influenciar o chi, fluindo através deles. Outros destacam ainda os sistemas de diagnóstico como os que se associam aos «cinco elementos» ou à abordagem macrobiótica.

«Na Medicina Chinesa, que se rege pela teoria dos cinco elementos, a cada órgão está associada uma emoção: ao fígado associa-se a raiva; ao coração associa-se a alegria; ao baço associa-se a concentração; ao pulmão está associada a tristeza e ao rim associa-se a insegurança e o medo. A massagem que reequilibra as energias destes órgãos será igualmente benéfica a nível emocional», desenvolve Paulo Ramos.

Apesar das vantagens inerentes à prática, o shiatsu é seguro, se praticado de acordo com os princípios originais e medicinais. Pode ser bastante eficaz no alívio de desconfortos crónicos, bem como no tratamento de males pouco graves. Contudo, são três as condições clínicas que exigem advertência: gravidez, hiper¬tensão arterial e epilepsia.

No caso da mulher grávida, não se deve aplicar demasiada força nos ombros e na região pélvica, sob pena de se induzir um aborto. Já para quem sofre de epilepsia ou hipertensão arterial, não é conveniente aplicar shiatsu na parte de cima da cabeça. Porém, o trabalho com os ombros, principalmente pernas e pés, é benéfico e seguro.

«Deve evitar-se pressionar com muita força as pessoas idosas ou enfermas, principalmente se sofrerem de artrite ou osteoporose», adverte o especialista. Mesmo assim, e se não faz parte destes grupos referidos, lembre-se que a técnica provém de um sistema medicinal milenar e apresenta uma infinidade de benefícios, por isso, não se esforce, deite-se, relaxe e peça uma massagem...



O antagonismo de Yang e Yin:

Yang:
» Sol
» Quente
» Macho
» Activo
» Duro
» Número Ímpar
» Primavera e Verão
» Luz
» Leve
» Sistema Nervoso
» Simpático
» Fogo
» Salgado

Yin:
» Lua
» Frio
» Fêmea
» Passivo
» Mole
» Número Par
» Outono e Inverno
» Escuridão
» Pesado
» Sistema Nervoso Parassimpático
» Água
» Amargo



A massagem... a dois

A arte de massajar, dar ou receber energia ganha um ânimo diferente no enquadramento de uma relação. Nos casais, sem dúvida, um precisa do outro e a massagem ajuda a aprender a dividir e compartilhar as diferenças de duas forças opostas, mas complementares. A arte de saber onde tocar e ser tocado transcende toda a perícia e conhecimento técnico. Qualquer casal pode ceder lucidamente ao chamado da intuição e do coração.

«Ao tomarmos mais consciência da importância do tacto parece que descobrimos o caminho de volta para casa, com uma sensação de bem-estar enorme», constata Paulo Ramos.

Já na perspectiva terapêutica, tocar o outro com consciência e sensibilidade é a certeza pessoal de que o terapeuta, como uma espécie de guerreiro da paz, se enternece com a dádiva de energia ao outro...

Fonte: Medicina & Saúde


http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/2/cnt_id/581/

Sem comentários:

Enviar um comentário