A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Existe solução? -osho

Existe solução?
O texto a seguir é um trecho de uma entrevista do Osho a Howard Sattler,
apresentador de rádio australiano. O texto completo está publicado em The Last Testament, volume 1.
P: Você sugeriu que talvez possa ser um homem louco. Eu não acho que você seja louco de maneira alguma mas existem loucos ao redor do mundo que são líderes religiosos e eu lhe pediria que comentasse sobre alguns deles...
Osho: Eu lhe disse que posso ser um homem louco e isso é possível apenas se não estou louco. Posso curtir o ser louco mas não sou louco. Essa é a razão porque posso curtir. O louco se tornou identificado com a sua loucura. Uma coisa é absolutamente certa sobre todo louco: ele jamais vai aceitar que está louco. Os líderes religiosos são as pessoas mais loucas, fanáticas, e apenas por serem loucas, fanáticas, juntam ao seu redor todos os tipos de idiotas.
P: Nações inteiras às vezes...
Osho: Sim... porque a maioria dos seres humanos são retardados.
Cientificamente, a idade mental de um ser humano está abaixo dos 13 anos.
Agora, se a sua idade mental for 13, você pode ter 70 anos de idade mas pode ser explorado, pode ser condicionado por qualquer bobagem. Você pode ser forçado a ter medo do inferno, do qual não existe nenhuma evidência. Você pode ser motivado. A sua ambição pode ser instigada para obter o céu, do qual não existe nenhuma evidência. Você pode ser condicionado a orar para um Deus que é a maior mentira do mundo.
E a surpresa das surpresas é que até mesmo nas suas supremas cortes, onde
existem os melhores juízes, a nata, tem de ser feito um juramento em nome de
Deus. O juramento é verdadeiro em nome da maior mentira! Nenhum daqueles juízes já viu Deus, nenhum daqueles juízes tem qualquer idéia do que seja Deus. Mas está sendo usado. A maioria da humanidade é tão medíocre que pode seguir qualquer louco. O louco apenas tem de ser um pouco metodológico e os loucos religiosos são muito metodológicos. Não existe contradição em ser metodológico.
A metodologia não precisa de inteligência. Agora, qual é a metodologia de
Jesus? - "Eu sou o filho unigênito de Deus." E as pessoas medíocres irão
acreditar nisso porque não acreditar nisso é ir para o inferno e sofrer pela
eternidade. Ninguém quer sofrer pela eternidade. Como é agora, a pessoa já está sofrendo o suficiente - ela quer algum alívio! Mesmo se o alívio vier após a morte, a pessoa quer viver em paz e contente, sem passar fome, sem doença, sem velhice, sem feiúra. Naturalmente, uma metodologia simples - "Eu sou o filho unigênito de Deus, eu posso salvá-lo, eu vim para salvar o mundo todo, aqueles que acreditarem em mim, escolherei para o paraíso, e aqueles que não acreditam em mim vão cair na escuridão abissal do inferno." - uma metodologia muito simples. E os sofredores, os pobres, os famintos, os não educados, os oprimidos, explorados estão prontos para se apegar em qualquer esperança.
P: Por quê?
Osho: Porque não existe nada na vida deles. É tão vazia que, se não existe
esperança para eles, cometerão suicídio. Então, não existe outro caminho. Por
que eles deveriam continuar em frente, se arrastando nas suas vidas vazias?
Apenas para sofrer? Apenas para apanhar, apenas para serem esmagados embaixo das botas das pessoas que estão no poder? A esperança ajuda.
E essa é a metodologia de todas as religiões: dê esperança às pessoas. Mas a
estratégia é muito esperta: mantenha a esperança para além da morte - porque eles sabem perfeitamente bem que a esperança não pode ser preenchida nesta vida senão, então, essas mesmas pessoas que são os seguidores deles os matarão!
Então, mantenha a esperança além da morte. Você nunca pode ser pego. Ninguém volta da morte para dizer que essas pessoas estão mentindo. Assim, elas continuam a mentir e quanto mais uma mentira for repetida, dia após dia, ano após ano, século após século, por milhares de anos... ela quase começa a soar como verdade.
P: Então o Papa é uma fraude?
Osho: Certamente. Absolutamente. Todas as religiões até agora tem sido fraudes.
Elas enganaram as pessoas e por causa disso a humanidade continua a sofrer. Do contrário, nós temos inteligência o suficiente. Se podemos chegar na Lua, você acha que não poderíamos ter alimento suficiente para a humanidade?
P: Talvez estejamos gastando dinheiro demais para alcançar a Lua.
Osho: Isso também é uma tolice. Se você não pode alimentar as pessoas aqui, o que fará na Lua? 75% do orçamento de todas as nações, mesmo das nações pobres, está indo para a construção da guerra por vir. Todo mundo está se aprontando.
P: Ela vai acontecer?
Osho: Se todas estas pessoas estão se aprontando e ficando excitadas sobre
isso, qualquer tolo pode começá-la. O meu esforço é para que ela não aconteça mas a única maneira de prevenir é tornar os seres humanos mais alertas, para que não possam ser explorados por padres e políticos. E isso é o que estou fazendo. Naturalmente, os políticos são contra mim - todos os tipos de políticos. É um milagre: o capitalista é contra mim, o socialista é contra mim, o comunista é contra mim, o fascista é contra mim. É simplesmente um milagre.
P: Mas você é um capitalista aqui, tomando conta de uma comuna.
Osho: Eu não sou capitalista. Uso o capital como um servo. Não é minha
ideologia política. Quero que as pessoas vivam ricamente de todas as maneiras
possíveis. O luxo deveria estar disponível para todos. Eu não quero que as
pessoas se tornem igualmente pobres e chamar isso de comunismo. Eu quero que as pessoas se tornem igualmente ricas e, então, seja lá o nome que você queira dar a isso, pode dar. Os nomes não importam.
P: Esse é o tipo de riqueza disponível para pessoas da, digamos, Índia, o tipo
de pessoas que a Madre Teresa tenta ajudar?
Osho: Essas pessoas como a Madre Teresa, que têm ajudado os pobres por séculos, são, na realidade, a causa da continuidade da pobreza. O pobre não pode ser ajudado da maneira que Madre Teresa está ajudando. Isso não é ajuda. Issoé política porque todos aqueles órfãos que ela ajuda são convertidos em católicos. De fato, a Madre Teresa estaria desempregada se não houvessem órfãos na Índia. Ela precisa de mais órfãos. Essa é a razão pela qual todos eles são contra o controle de natalidade, contra o aborto. Do contrário, de onde você obterá os órfãos? Eles precisam de pessoas pobres porque, sem os pobres, a quem você irá servir? E sem o servir você não pode alcançar o céu. Isso é uma simples estratégia para alcançar o céu.
Agora, imagine um mundo onde ninguém precisa do serviço de ninguém; todos estão felizes, saudáveis, confortáveis, luxuriantes. O que acontecerá aos grandes servidores e santos cristãos? Eles simplesmente estarão desempregados. Eles precisam da pobreza para continuar. Essa é a própria fonte para se tornarem santos, mais sagrados do que você.
Eu não digo ao meu povo, "Vão e sirvam o pobres." Serviço, para mim, não é uma palavra bonita.
Eu digo ao meu povo, "Se vocês tem alguma coisa, compartilhem. Mas lembrem-se de uma coisa: não existe recompensa além disso. Compartilhem, aproveitem - essaé a recompensa. Se você puxa alguém que está se afogando num poço, isso é uma grande alegria. Que recompensa mais você quer? Você salvou uma vida; deveria estar imensamente feliz. A recompensa está no próprio ato e a punição está no próprio ato também. Elas não são extrínsecas, são intrínsecas."
Mas todas estas religiões têm dito às pessoas que a recompensa está distante, em algum lugar - além da morte, e a punição também. Isso não pode ser provado nem pode ser negado; por isso o negócio deles continua sempre em frente e as pessoas medíocres continuam seguindo isso. Se todas essas religiões desaparecessem, duas coisas seriam possíveis: ou os pobres iriam morrer por causa da pobreza... A Etiópia desapareceria. E então? - é melhor a Etiópia desaparecer do que milhares de pessoas ficarem morrendo de fome. E, com a fome, você não morre num dia; um homem pode viver três meses com fome. Ele se tornará apenas um esqueleto e qual é o ponto destes três meses de tortura?
Então, existem duas alternativas se todos estes grandes servidores do povo não interferirem. Ou países como Etiópia, Índia e outros países pobres
desaparecem... Deixe-os desaparecer. Essa Terra não pode lidar com tantas
pessoas.
P: O que você diria para milhões de australianos que doaram comida para etíopes que estão morrendo de fome, morrendo com a guerra?
Osho: Isso não ajuda. Simplesmente vai salvar uns poucos etíopes que irão
produzir mais etíopes.
P: Deveríamos parar de ajudar a Etiópia?
Osho: Deveriam parar completamente porque o mundo precisa de apenas um quarto da população que tem agora. Somente então as pessoas poderão estar em paz, vivendo confortavelmente, alegremente. Não existe necessidade. Qual é a razão?
Tenho estado na Índia por 50 anos e por 50 anos tenho ensinado que o controle de natalidade é absolutamente essencial, que o aborto é absolutamente essencial. E eles estão jogando pedras em mim, facas em mim, sapatos em mim; essa foi a minha recompensa.
P: Em lugares como a Índia e talvez a América do Sul, países oprimidos, deveria haver uma moratória em todos os nascimentos por, digamos, 20 anos?
Osho: Isso é o que eu disse, que deveria haver um total controle da natalidade por 20 ou 30 anos.
Isso é o que eu estava dizendo, que existem duas possibilidades. Uma, os pobres vão desaparecer. Por favor, não os sirvam, tenham compaixão. O seu serviço nãoé compaixão, o seu serviço é a sua ambição pelo céu. Vocês estão usando seres humanos e a sua pobreza para as suas próprias recompensas no céu.
Tenham compaixão. Ou deixem os pobres morrerem ou se vocês realmente tiverem compaixão, então parem com esse desperdício de energia e dinheiro com esforços de guerra e abandonem as fronteiras entre as nações. Façam existir apenas um governo global.
E no momento em que as nações não estiverem aí, a guerra é impossível. 75% do orçamento de todo o mundo podem mudar todo o cenário. Não haverá ninguém que seja pobre. Não existe necessidade para ninguém ser pobre. E se existir umú nico mundo, todos os esforços científicos se tornarão criativos. Agora eles são destrutivos, agora eles apenas preparam a guerra; mas quando não existir nenhuma necessidade de qualquer guerra, todas as mentes científicas darão uma volta de 180 graus. Elas serão criativas. Nós podemos criar tanto que ninguém vai se importar com o paraíso.
P: O que é necessário para isso acontecer? Você é realista o suficiente para
saber que não vai acontecer amanhã.
Osho: Eu não sei. Estou simplesmente dizendo que essas são as duas
alternativas. Ou deixem os pobres morrerem e não façam confusão sobre isso, ou, se estiverem realmente preocupados, então façam com que as nações desapareçam para que não exista necessidade de guerra. E os esforços científicos automaticamente irão na direção de criar mais conforto, mais luxo, mais saúde, vida mais longa. Não estou preocupado com o que acontece, estou apenas dizendo que essas são as únicas duas alternativas. Não existe uma terceira alternativa.
Extraído de The Last Testament, vol. 1
© copyright 1997-2006, CorpoMente - www.corpomente.cjb.net
É permitida a reprodução parcial do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.
http://paginas.terra.com.br/saude/corpomente/Osho_discursos/Existe%20solucao.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário