A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A MENTE

A mente existe na tensão entre polos opostos. É, na realidade, uma tensão entre contradições. Uma parte diz para fazer isto e a outra fica dizendo continuamente para não fazer. É assim que a mente funciona. Ela existe entre a tese e a antítese e nunca permite que uma síntese aconteça.

Mesmo que você sinta algumas vezes que a síntese aconteceu, esse momento torna-se tese e antítese novamente. Esta é a dialética da mente. Ela tem de criar o oposto continuamente.

Se o oposto não existir, a mente simplesmente não poderá funcionar. É exatamente como dois pedais de uma bicicleta. Um desce, o outro sobe; um sobe, o outro desce. É assim que se mantém o movimento da bicicleta. Uma vez que você compreende isto, tem de saltar fora a despeito da parte que diz não.

O sim nunca será total. Ele tem que aceitar o não e absorvê-lo. E esta é a beleza do sim: ele pode absorver o não também. Então o sim torna-se muito forte. Pense nisto deste modo; se não houver nenhum não em você, mas apenas sim, esse sim será impotente. Ele não terá nenhuma energia, porque não terá nenhum desafio. Se o sim existir apesar do não, então ele será poderoso, haverá energia.

Nunca tente matar o não, do contrário você perderá toda a energia. Perderá todo sabor, todo entusiasmo, toda possibilidade de crescer. (...)

Mas pode-se usar o não para definir o sim. Então ele é belo. (...) O não torna-se o fundo, o escuro, e o sim torna-se a lâmpada, uma chama. O não deixa de estar contra o sim, na verdade, ele realça o sim, dá contraste à vida.

É por isso que à noite as estrelas são tão belas. Durante o dia, elas desaparecem porque há apenas luz e o pano de fundo não existe.

Bhagwan Shree Rajneesh - Osho
http://br.groups.yahoo.com/group/luz/message/27053

Sem comentários:

Enviar um comentário