A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O 'Como' do comer

A segunda coisa sobre comida é sobre o estado da nossa mente quando comemos é muito mais importante do que aquilo que comemos.

A comida o afectará de forma diferente quando come alegremente, feliz ou enquanto está cheio de tristeza e de preocupações.

Se estiver comendo num estado preocupado, então mesmo a melhor comida terá um efeito venenoso. E se você estiver comendo com alegria, então é possível que às vezes até mesmo veneno pode não ser capaz de ter seu efeito total sobre você. Isso é bem possível. Assim, o estado mental em que você come é importante.

Vivemos preocupados vinte e quatro horas por dia. É um milagre como o alimento que comemos é digerido, como a existência o administra apesar de nós mesmos! Não temos nenhum desejo de digeri-lo. É absolutamente um milagre como é digerido. E como permanecemos vivos! Isso também é um milagre! O nosso estado mental devia ser alegre e gracioso.

Mas nos nossos lares a mesa do jantar está sempre na maior melancolia. A esposa espera o dia todo para seu marido chegar a casa para comer e toda a doença emocional que ela acumulou nas vinte e quatro horas se apresenta justamente quando o marido está comendo. Ela não sabe que está fazendo o trabalho de um inimigo. Ela não sabe que está servindo veneno no prato de seu marido.

O marido também está assustado e preocupado após todo um dia de trabalho - ele de alguma maneira despeja a comida no seu estômago e sai. Ele não tem ideia de que a acção que acaba de fazer e sair tão apressadamente devia ser como uma oração. Não era uma ação para ser feita tão apressadamente. Isso deve ser feito da mesma maneira que quando alguém entra num templo, ou como quando alguém se ajoelha para orar, ou como quando alguém se senta para tocar sua veena, ou como quando alguém canta uma canção para o amado.

Esse acto é até mesmo mais importante: ele está alimentado o seu corpo. Isso deve ser feito num estado de tremenda satisfação. Deve ser uma acção reverente e amorosa.

Quanto mais feliz e contente e mais relaxado e sem preocupações uma pessoa tenha sua refeição, mais a sua comida começa a se tornar o alimento adequado.

Uma dieta violenta não significa somente que um homem ingere alimento não vegetariano. É também uma dieta violenta quando um homem come com raiva. Ambas as coisas são violentas. Enquanto come com raiva, sofrendo, preocupado, o homem está também comendo violentamente. Ele não percebe de maneira alguma de que ele está sendo violento quando ele come a carne de alguma outra coisa, então quando sua própria carne queima por dentro devido à raiva e a preocupação, a violência também está presente. Desse modo, o alimento que ele está comendo não pode ser não-violento.

A outra parte da alimentação adequada é que você deve comer em paz, muito contente. Se você não estiver nesse estado, então é melhor esperar por ele e não comer por enquanto. Quando a mente estiver absolutamente preparada, só então se deve comer a refeição. Por quanto tempo a mente não estará preparada? Se você estiver suficientemente consciente para esperar, então no máximo, ela permanecerá faminta por apenas um dia - mas nós nunca nos incomodamos em dar atenção a isso.

Fizemos do comer um processo completamente mecânico. A gente precisa pôr comida no corpo e depois deixar a mesa do jantar. Isso não é mais um processo psicológico; isso é perigoso.

Ao nível do corpo, a comida adequada deve ser saudável, não estimulante e não violenta; no nível psicológico a mente deve estar num estado de contentamento, graciosa e alegre; e no nível da alma deveria haver um sentimento de gratidão, de agradecimento. Essas três coisas tornam a comida o alimento adequado.

Estamos comendo alimentos, estamos bebendo água, estamos respirando - deveríamos ter um senso de gratidão sobre tudo isso. Com relação a vida integral, com relação a todo o universo, com relação a toda a natureza, com relação ao divino, deveria haver um sentimento de gratidão - " Recebi mais um dia para viver. Uma vez mais recebi alimento para comer. Por mais um dia estou vendo o sol, vendo as flores brotando. Estou novamente vivo hoje".

Este sentimento, este sentimento de gratidão, deveria estar presente em todos os aspectos da vida - e muito particularmente na dieta. Só assim nossa dieta pode se tornar a dieta adequada.
Osho em 'A Viagem Interior'
http://www.universodeluz.net/modules.php?name=News&file=article&sid=311

Sem comentários:

Enviar um comentário