A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Remédio Santo

Remédio Santo

O Dr. Harvey Kellogg inventou os flocos de milho, mas a fama que conquistou deveu-se, sobretudo, às suas revolucionárias teorias medicinais.
Nos finais do século XIX, afirmou ser capaz de curar úlceras, esquizofrenia e, inclusivamente, acne. Tudo isto apenas com um clister de iogurte. Irrisório? Primeiro que tudo, convém salientar que o Dr. Kellogg não tinha todos os parafusos.
Depois, deve reconhecer-se que, pelo menos, numa coisa acertou: nos seus cereais, pois são simplesmente deliciosos. No entanto, esta história do Dr. Kellogg não é tão disparatada quanto isso, dado que são vários os estudos a assegurar que alguns alimentos combatem as doenças com a mesma eficácia de determinados medicamentos.
Sendo assim, a grande diferença entre a sugestão do clister e as soluções que lhe propomos de seguida, é que os nossos remédios penetram no corpo por uma via mais fácil: a boca.

PROBLEMA: Colesterol irregular
RECEITA: Coma nozes
As nozes são alimentos muito ricos em proteínas e lípidos. De acordo com a Dra. Eunice Santos, técnica em orientação nutricional, "os lípidos (gorduras) encontrados nas nozes são benéficos por serem do tipo poli-insaturados.
Têm a propriedade de diminuir as LDL (lipoproteínas que transportam o colesterol para a circulação periférica, onde se deposita nos vasos sanguíneos, conhecidas por 'mau colesterol')". "Além disto" - continua esta especialista - "as nozes fornecem fibras alimentares que ajudam a controlar a absorção das gorduras a nível intestinal, e vitamina E, que é antioxidante".
Quando comer nozes, beba um pouco de vinho. Ao contrário do que se pensa, é benéfico se consumido moderadamente, ajuda a reduzir o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, arteriosclerose e doenças cerebrais, como a Alzheimer, por exemplo. Segundo a nutricionista Ana Catarina Sousa, "existem vários estudos a comprovar que o vinho tem poderosas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres existentes no nosso organismo". Portanto, o hábito de beber um copo de vinho às refeições, "contribui para a prevenção das doenças cardiovasculares e, tal como a cerveja, pode ajudar a aumentar os níveis do 'bom colesterol' - HDL", assegura.

PROBLEMA: As suas gengivas sangram
RECEITA Legumes e maçãs
"A inflamação das gengivas não só causa dor, como também é um sintoma de falta de higiene oral", explica o Dr. Nuno Ferreira, estomatologista da Clínica Médica e Dentária da Amoreira.
Para evitar situações destas, além de um tratamento antibacteriano, este especialista recomenda "uma dieta rica em legumes e, acima de tudo, um cuidado acrescido com a saúde oral". As maçãs são igualmente recomendáveis, porque as fibras que contêm ajudam a erradicar as bactérias e a estimular a chegada de sangue novo às gengivas.

PROBLEMA: Quando sai do ginásio fica com as pernas muito rígidas
RECEITA: Bananas da Madeira
Tenta cuidar do seu corpo fazendo exercício e ele paga-lhe com cãibras? Primeiro que tudo, deve dizer-se que o exercício reduz os nutrientes essenciais ao bom funcionamento dos músculos. Mas também é verdade que estas contracções não significam que tenha feito exercício em excesso.
Nada melhor que jogar na antecipação e consumir regularmente bananas para prevenir as cãibras durante o exercício físico e beber água com abundância para combater a desidratação e repor o magnésio e o potássio perdido.
De facto, as cãibras costumam ser consequência da perda de glucose no sangue e da diminuição da capacidade muscular. Nesse sentido, a banana é um fruto que, além de ser rico em potássio e vitaminas B e C, é barata e fácil de descascar. Que mais se pode pedir?

PROBLEMA: As insónias não o deixam dormir
RECEITA: Leite com mel
Está farto de contar ovelhas? Segundo o site do ISTEL (Instituto do Sono, Cronobiologia e Telemedicina), pode dizer-se que "a insónia é algo de comum, que pode estar associado a outras doenças, pode resultar da medicação, do estilo de vida, entre outros factores".
A todas as pessoas com este problema, oferecemos este conselho: vão até à despensa e mandem para o lixo todos os alimentos com propriedades estimulantes que lá tenham (café, latas de coca-colas ou de bebidas energéticas, etc.). Deixem apenas ficar os alimentos com capacidades sedativas. Depois, preparem a receita da avozinha: um copo de leite com umas colheradas de mel.
Graças ao triptofano que compõe esta receita, conseguirá estimular o sono. Comer refeições ligeiras e não praticar desporto minutos antes de ir dormir (a não ser que queira fazer uma directa) são outros conselhos que poderão ajudá-lo a dormir que nem um anjo...

PROBLEMA: Vive preocupado com as doenças cardíacas
RECEITA: Peixe acompanhado de uma caneca de cerveja (mas só uma, não abuse)
Como prevenir-se de problemas cardíacos? Coma peixe. Vários estudos confirmam que os ácidos gordos polinsaturados Ómega-3, abundantes em peixes como o atum, a sardinha ou o salmão, impedem o início e a propagação das taquicardias. Para acompanhar o peixe, sugerimos-lhe cerveja.
Em consonância com a Dra. Maria José Pombeiro, Directora de Qualidade da CentralCervejas, pode dizer-se que "está cientificamente comprovado o efeito da cerveja (devido ao álcool) na prevenção de doenças cardiovasculares".
Segundo numerosos estudos, a cerveja reduz o risco de sofrer um ataque cardíaco (essa protecção acrescentada perde-se com duas a três jarras por dia) devido ao etanol, que faz com que o sangue seja menos espesso e que proteja o coração.
Todavia, "a cerveja, tal como o vinho, só protege e é benéfica se consumida com moderação", alerta a Dra. Maria José Pombeiro. E esta associação cerveja-peixe não é tão estranha quanto possa parecer. A comprová-lo está um estudo elaborado por cientistas espanhóis da Faculdade de Farmácia da Universidade Complutense de Madrid, que conseguiu fundamentar a hipótese de que quem bebe cerveja às refeições, normalmente, come cereais, fruta, carne e peixe em maiores proporções do que os que acompanham a comida com água ou sumos.

PROBLEMA: O seu cérebro parece que está prestes a rebentar
RECEITA: Peixe com amêndoas
A Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro através da qual a pessoa vai perdendo as capacidades intelectuais. Até à data, não tem cura. Segundo as informações recolhidas no site da Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, o número de casos tem vindo a aumentar, "estimando-se que existam mais de 50 mil doentes de Alzheimer em Portugal". Por isso, é muito importante que haja prevenção.
De acordo com uma análise preliminar aos hábitos alimentares de cidadãos de 11 países, pode dizer-se que é possível reduzir o risco de vir a sofrer desta doença se se mantiver uma alimentação com baixo teor de gorduras.
Nos países com este tipo de hábitos alimentares (Nigéria, China, etc.), a Alzheimer afecta apenas 1% da população, ao contrário dos Estados Unidos (campeões das gorduras), que ultrapassam os 5%. Consequentemente, não deve evitar-se o consumo de gorduras saturadas e os alimentos ricos em ácidos gordos Ómega-3, essenciais quer para o desenvolvimento do sistema nervoso, quer para minimizar uma possível debilidade mental própria da velhice.
Segundo um trabalho publicado no "New England Journal of Medicine", as amêndoas são outro alimento recomendado para protelar o surgimento desta doença. Dadas as potencialidades em vitamina E, recomenda-se um consumo de 60 g diárias deste fruto seco, ou seja, não vale a pena empanturrar-se, até porque uma dieta rica em antioxidantes, nomeadamente frutas e legumes, também lhe fornece a quantidade suficiente desta vitamina. Para o jantar já sabe: salmão com amêndoas.

PROBLEMA: Está com um péssimo hálito
RECEITA: Água, água, água e mais água
Em vez de se esconder e de não falar com nenhum ser humano, procure ter à mão uma garrafa de água. A ingestão deste líquido é uma solução eficaz para combater a halitose. Apesar de não existirem provas científicas que o garantam, a lógica faz-nos pensar que a água provoca uma acção de humedecimento que, por sua vez, diminui a acção dos produtos que provocam a halitose.
Além disto, manter um regime alimentar rico em hidratos de carbono e baixo em proteínas é bastante recomendável, uma vez que as bactérias que provocam a halitose alimentam-se, sobretudo, das moléculas proteicas habituais nas carnes.

PROBLEMA: Doem-lhe as articulações
RECEITA: Meio prato de legumes temperados com azeite
Um estudo levado a cabo na Grécia e publicado pelo "American Journal of Clinical Nutrition" revela que quanto maior for o consumo de legumes cozidos e de azeite, menores serão as probabilidades de sofrer de artrite reumatóide (a mais comum).
Após analisarem as dietas alimentares e o estado de saúde de 330 gregos, os cientistas descobriram que as pessoas que comiam regularmente legumes cozidos tinham menos 75% de probabilidades de contraírem artrite do que aquelas que só o faziam esporadicamente. Por sua vez, os que consumiam casualmente azeite tinham mais do dobro do risco de progredir esta doença.
Uma possível explicação: o calor destrói as capas celulares dos legumes, permitindo que o organismo absorva mais nutrientes do que se estas permanecerem intactas. A razão dos benefícios do azeite encontra-se no ácido oléico.

PROBLEMA: Na sua família há antecedentes de cancro de próstata
RECEITA: Molho de tomate
Um estudo efectuado por investigadores da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, que reuniu cerca de 48.000 homens, determinou que o molho de tomate permite reduzir o risco de cancro de próstata.
No decorrer desta pesquisa, os homens que tinham consumido duas ou mais porções de molho de tomate por semana eram 23% menos propensos a desenvolverem cancro de próstata. Aparentemente, o motivo era o licopeno, um antioxidante que abunda no tomate e que se encarrega de neutralizar os radicais livres, as moléculas prejudiciais que provocam o cancro.
Mas se não gosta de tomates nem derivados, tem outra alternativa, é que os experts descobriram que as dietas ricas em boro também ajudam a restringir as possibilidades de contrair este tipo de cancro. O gelado de baunilha, além de ser um excelente exemplo, é uma das suas melhores fontes, fornecendo cerca de 25 miligramas.

PROBLEMA: Caros leitores, desculpem mas, esqueci-me do que ia falar.
RECEITA: Beber café
A cafeína não tem só a virtude de nos despertar logo pela manhã. Segundo a investigação de uma equipa de holandeses, uma dose de apenas 32 miligramas (que contém cerca de 60 g de café) administrada antes de um exame teve o efeito de melhorar a memória dos voluntários, bem como a sua velocidade de leitura e percepção mental.
Mas - e isto aplica-se especialmente aos estudantes que esperam sempre pela última hora - atafulhar-se de café na noite anterior ao exame pode repercutir-se negativamente no seu rendimento. Os especialistas recomendam que se durma um mínimo de seis horas para que, no dia seguinte, não sofra as consequências do cansaço.

PROBLEMA: Os seus espermatozóides têm problemas em chegar à meta
RECEITA: Couve de Bruxelas
O ácido fólico está inevitavelmente associado aos tratamentos contra a infertilidade. O facto é que, durante a gravidez, o corpo requer oito vezes mais ácido fólico do que o habitual.
"Está especialmente indicado para as mulheres, mas no caso dos homens poderia fazer sentido relacionar a reprodução de espermatozóides com o nível de ácido fólico, apesar dessa ligação ainda não ter ficado cientificamente demonstrada", adverte a Dra. Helena Sá Pereira, médica de clínica geral.
Esta especialista aconselha as mulheres que desejarem potenciar a sua fertilidade a iniciarem uma dieta rica em ácido fólico três meses antes de pretenderem engravidar, de modo a prevenir malformações congénitas do tubo neural (crânio e coluna). Mas, como levar o ácido fólico até à nossa mesa? "Podemos encontrá-lo em maior quantidade na levedura de cerveja, no gérmen de trigo, nozes, vegetais de folhas verdes escuras, leguminosas (feijão, grão, lentilhas, soja, ervilhas, favas), pão integral, ovos e bananas", informa a Dra. Eunice Santos, técnica em orientação nutricional.

PROBLEMA: Está constipado
RECEITA: Alho
Quando notar a primeira picada na garganta, largue tudo e vá preparar um molho de alho. É que as suas propriedades antivíricas ajudam a combater muitas infecções. Senão, veja-se o que diz a Dra. Eunice Santos: "O alho tem, entre outras vantagens, um elevado poder antimicrobiano. O único inconveniente do seu uso regular como alimento cru deve-se ao forte odor que deixa no hálito".
Para suprimir este inconveniente - continua esta especialista em nutrição - "procure usar o alho sob a forma de suplementos alimentares produzidos por processos devidamente controlados".
Paralelamente ao consumo de alho, procure também ingerir muito tomate, quer em forma de molho ou de sumo, quer como salada. É que os ácidos contidos no tomate neutralizam os óleos pestilentos do alho. Outra opção para pôr fim à constipação que tanto o atormenta passa por pôr em prática a velha, mas correcta, teoria que diz que a vitamina C é a melhor solução.

FONTE:

http://mulher.sapo.pt/XtB2/430832.html

Sem comentários:

Enviar um comentário