A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

alertas verão- picadas

Alertas

Tratar picadas de insecto
As actividades de Verão ao ar livre privilegiam o contacto com a natureza e seus habitantes. Caso se cruze com alguns bicharocos menos "simpáticos", saiba tratar as picadas.

Abelhas e vespas
As abelhas raramente picam, só quando se sentem atacadas. Tal deve-se ao facto de perderem o ferrão, o que as condena à morte (o ferrão fica retido na pele da vítima). Já as vespas podem picar sempre, pelo que convém manter-se afastado. Evite enxotar os insectos com movimentos bruscos. A picada de ambos pode provocar bolhas e inchaço.
Tratamento
Em caso de picada de abelha, retire cuidadosamente o ferrão, com a ajuda de uma pinça. Arrefeça a zona picada com água fria, pois reduz o inchaço e a dor. Se a ferida for incomodativa, pode pôr uma pomada anti-histamínica.
Quando a picada provoca inchaço na garganta, pode causar dificuldades respiratórias e mesmo asfixia. Tal é grave e exige que ligue imediatamente para o 112. Aplique gelo, para impedir o inchaço, e dirija-se de imediato às urgência hospitalares.
Em caso de alergia
Algumas pessoas são alérgicas ao veneno das vespas e das abelhas. Além de o local da picada inchar, podem desenvolver-se outras reacções: inchaço da face e membros, crises de asma, erupção cutânea, nariz a pingar, diarreia, vómitos e descida de tensão.
As pessoas alérgicas ao veneno devem ter sempre consigo um kit SOS para reacções alérgicas: uma ampola de adrenalina e um corticóide injectável (epinefrina), para evitar reacções violentas e generalizadas. O médico poderá verificar a utilidade desta medicação.

Peixe-aranha
Não é raro encontrar este peixe à beira-mar, sobretudo no Algarve. A picada origina dor intensa. Em casos mais graves, pode provocar náuseas, vómitos, dores de cabeça ou diarreia, entre outros.
Tratamento
Mergulhe o membro afectado em água muito quente, para aumentar a temperatura no local da picada. Tal destrói o veneno. Normalmente, não há interesse em abrir a ferida. É raro conter restos do ferrão. Lave e desinfecte a ferida.

Alforrecas
A picada destes animais gelatinosos e transparentes pode ser perigosa e provoca uma dor intensa, comparável a uma descarga eléctrica.
Tratamento
Lave a ferida com água do mar ou soro fisiológico. Não utilize água doce, pois pode rebentar as células urticantes que restam. Também não deve friccionar a ferida. Retire os filamentos que restam com uma pinça. Pode usar as mãos, desde que use luvas. Para diminuir a dor, enrole gelo num pano e ponha sobre a picada. Desinfecte a ferida.

Lacraus
São um tipo de escorpião, frequente no nosso país. Podem ser encontrados em zonas quentes, secas e de vegetação reduzida. Geralmente, escondem-se debaixo de pedras. A picada provoca dor intensa e vermelhidão, entre outros sintomas.
Tratamento
O membro deve ser imobilizado. O único tratamento consiste em desinfectar o local com cuidado e aplicar gelo, enrolado num pano, para reduzir a dor.

Carraças
São pequenos animais que se alimentam do sangue de mamíferos (cães, gatos, etc.). Também podem agarrar-se às pessoas e provocar a chamada doença de Lyme. Se não for tratada, pode afectar o sistema nervoso, articulações, coração ou olhos.
A carraça é ainda responsável pela febre escaro-nodular (conhecida como febre da carraça). Esta afecção provoca febre e manchas típicas no corpo, incluindo as palmas das mãos e plantas dos pés, e pode ser tratada com antibióticos.
Tratamento
Aplique, durante um ou dois minutos, um bocado de algodão embebido em éter ou álcool etílico, para atordoar o bicho. Retire a carraça com cuidado, de preferência com uma pinça, verificando se vem inteira, e desinfecte a zona da picada. Tome nota da data e da zona onde a carraça mordeu, para o caso de surgirem sintomas da doença de Lyme. Vigie durante algumas semanas.
Centro de Informação Antivenenos: 808 250 143
Se tiver dúvidas sobre o que fazer caso seja "atacado" por estes animais ou se os sintomas descritos persistirem, pode obter ajuda através da linha de atendimento do Centro de Informação Antivenenos do INEM. Tenha este número perto do seu telefone ou memorize-o no telemóvel. Nunca se sabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário