A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Conversando sobre cremes e hidratação...1

Conversando sobre cremes e hidratação...1



Para aumentar a hidratação, eu acrescentaria cerca de 15% de algum liquido (água destilada, algum hidrolato ou sumo de aloé, algo que dure e não se estragasse passados dois dias como é o caso de uma infusão, que se vai estraga muito depressa. Como tem liquido precisa de algo para conservar, que pode ser o extracto de semente de toranja e ou algum óleo essencial como o de alfazema e ou tea tree.
Então, com fase aquosa (é assim que se chama a parte de liquida/água dos cremes) e usando as percentagens que eu costumo usar. Dependendo depois se a pessoa quer o creme mais ou menos fluido, aumenta-se a percentagem de cera ou a quantidade de água, sendo que , como já referi aqui nem todas as ceras conseguem emulsionar mais de 20% de água. Nesse caso, costuma usar-se em conjunto ou apenas alguma cera emulsionante, sendo o mais comum o acido esteárico. Vai ajudar a emulsionar a maior quantidade de água e evitar que as fases se separem (q a água se separe da gordura)….
 Normalmente fazem-se as “contas “ em gramas, mas aqui estou a por em ml…
 opção nº1: Para 100ml= 100%
óleo de amêndoas 35%=35ml
óleo coco=15%=15ml
azeite=15%=15ml
cera de abelha= 20%=20ml (ou outra como soja/candelita…)
água (sumo aloé…etc)= 15%=15ml
(para ser mesmo preciso, os óleos essenciais , e outros conservantes deveriam fazer parte da percentagem , normalmente na proporção de 1% de cada- 1% de OE/1% de extracto semente toranja, etc…mas vamos aldrabar um bocadinho e fazer ? à parte...ninguém fica zangado por isso!)
óleos essenciais pode-se pôr de 15 a 20 gotas (todas de um só ou de dois tipos…ou colocar 1% o que dá 1ml)
O procedimento é igual aos outros cremes sem agua (banho-maria para derreter), mas aquece-se a água noutro recipiente e junta-se às gorduras quando estiver morninho também.
opção nº 2:
As mesmas excepto: mudar a água para 20% e o azeite para 10% (na verdade as opções são mais que muitas, é só ir brincando com as percentagens, mudando os óleos(por ex. pode-se por 10% de cera a acrescentar 10% de manteiga de cacau), etc., etc…
 http://artesdesuntria.blogspot.pt/2013/01/conversando-sobre-cremes.html

Sem comentários:

Enviar um comentário