A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Algumas plantas medicinais em uso externo




Camomila (Matricaria chamomilla): É adstringente, anti-inflamatório, antialérgica, irritações na gengiva, lavagem vaginal, tonifica a pele, clareia os cabelos. Usam-se as flores.
Trata-se aqui da Matricaria recutita, existem diversas outras espécies de plantas também chamadas camomila que não devem ser confundidas.
Bardana (Articum lappa): É adstringente, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-séptica, bactericida, calmante, cicatrizante, fungicida, abscessos, artrite. No tratamento do couro cabeludo, caspa, seborreia, queda de cabelo. Cura feridas, auxilia várias doenças de pele, hemorróidas e psoríase. Usa-se a raiz.

Alfazema (Lavandula officinalis/ angustifolia) Analgésica, anti-inflamatória, anti-séptica, sedativa, antidepressiva, anti-microbiana, anti-reumática, cicatrizante, diurética, hipotensiva, insecticida (repele insectos e cura picadas) sedativa, emenagogo tónico, vermífugo e além de todas é calmante e equilibrante do sistema nervoso. Tem propriedades aromáticas, desodorantes, refrescantes. Funciona como tônico capilar, limpa e amacia a pele e auxilia na acne.

Morugem (Stellaria media): também conhecida como morugem-branca, morugem-verdadeira, esparguta e morugem vulgar, erva-estrela
Adstringente, antibacteriano, anti-inflamatório, emoliente, vulnerário, anti-prurido Refrescante e calmante para a pele.
Entre outras utilizações de uso interno, em uso externo é usado para alívio de todo o tipo de irritação como eczema, feridas na boca e da pele em geral, picadas de urtigas, picadas de insectos, psoríase, queimadura, úlceras, varizes, acne. Usa-se a planta toda
Hipericão: Erva-de-são-joão (tb milfurada) (Hypericum perforatum) Usado para dores reumáticas e artroses. Usado para problemas de pele e queimaduras ligeiras. Usam-se as flores. Esta erva é também usada para neuralgia, fibroses, ciática, dores reumáticas e dor muscular. É fototoxico, não deve expor à luz solar e UV (incluindo solários).
Calêndula ou maravilhas (calendula officinalis): É adstringente, analgésica, antialérgica, antiespasmódica, anti-inflamatória, anti-séptica, anti-seborreico, antiviral, bactericida, vulnerário, calmante, cicatrizante, regeneradora celular, emoliente, tonificante da pele. Trata a acne, alergia, assaduras, eczema seborreico do couro cabeludo, herpes, aftas, gengivite, fissuras nos seios, varizes, hemorróidas, Indicada para avermelhamento de pele, queimaduras suaves de sol, dermatite, feridas, foliculite, frieiras, fungo, psoríase, clareia manchas. Uso corrente em produtos para bebés e peles sensíveis Usam-se as flores.
Tanchagem (Platango major) Antibacteriana, adstringente, redutora da irritação, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, descongestionante, combate inflamações nos olhos, nas gengivas, na garganta, nas amígdalas, na faringe. Auxilia no tratamento das hemorróidas, acne, furúnculo, varizes, queimaduras, terçol. Infecções de pele, irritação na pele após exposição solar prolongada e picadas de insecto. Cura feridas. O polén pode causar alergia. Usam-se as folhas e o pedúnculo.
Aloé Vera (Aloe barbadensis Miller)

O Aloé Vera tem uma acção anti-inflamatória, promove a renovação de tecidos com células novas, é regeneradora celular restaurando os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece no caso das queimaduras, quer sejam ocasionadas por fogo, por radiação ou pelo sol. É um hidratante natural, hidrata todas as camadas da pele. E o Aloé Vera é um veículo perfeito para transportar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos aos quais está combinado. É antipruriginoso, faz desaparecer o prurido e o ardor. Quando aplicado em feridas e queimaduras, penetra na pele e restitui os fluidos sem impedir que a oxigenação chegue até a ferida, acelerando o processo de cura e reduzindo o tamanho da cicatriz.

Sem comentários:

Enviar um comentário