A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Xaropes de violetas

A amiga Luna voltou a postar no seu Herbarium de Airmid! Finalmente! é que isto de esperar ansiosamente pelas 6ª feiras para saber qual a nova planta é desgastante!  E ela esteve de ferias TOTAIS!!! Bom, mas agora voltou. E qual a plantinha, qual? Pois que é a violeta! Adoro violetas! Lembro-me de em miuda encontrar violetas pelo caminho para a escola. Bom, por acaso eram brancas!!..estranho, não?
Violetas : Viola odorata L.

Mas voltando: como eu estava com falta de inspiração e não conseguia decidir o que colocar aqui neste cantinho...lembrei-me, ao ler o post da Luna de colocar aqui a receita de xarope de violetas a que ela se refere. Bem pode não ser bem igual, mas é uma das possibilidades.

Xarope de violeta
50g de flores de violetas
500 ml agua
200 ml de mel

colocam-se as flores em maceração na agua por 12 horas. Filtra-se e acrescenta-se o mel e deixa-se ferver por 5 mn. toma-se 2 a 3 colheradas de 2 em 2 horas. Está indicado para afecções respiratorias, é expectorante, anti-inflamatorio e sudorifero. Está também indicado para crianças com gripe, acalma a tosse, fluidifica as secreções broquicas.no livro (o Viva melhor com as plantas medicinais) diz que a planta contém saponinas que são expectorantes e diuréticas; contém mucilagens que são antitussicas e laxantes. (favor não abusar, não é rebuçado!)

outro tipo de xarope para adoçar bebidas, paquecas, gelados ou fazer um belo refresco pode ser encontrado neste blog. a forma de fazer inical é semelhante mas a autora utiliza a mesma quantidade de flor e de agua quente (1 cup) para macerar por 12 horas. Depois espreme-as e junta-lhes o sumo de meio limão e 2 cups de açucar. Leva ao lume por 10 mn  e depois enfrasca e coloca no frigorifico. PArece que o limão alterou a cor e o açucar deverá ser branco para não alterar a cor azul (parece q com o limão fica purpura!) Quando à medida usada (cup) tenho o prazer de lhes apresentar um convertor (convertidor) de medidas!...

Tenho a certeza que encontrarão muitas mais receitas por esta internet afora...só tenham cuidado e não extingam as violetas!

Pronto! Agora que "apanhei boleia" da Luna e já escrevi, despeço até à proxima "escriturice"!

Sem comentários:

Enviar um comentário