A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Bálsamo de calendula.

Este é um bálsamo para passar em pequenos cortes, borbulhinhas, pequenas feridas na pele. Existem imensas receitas por essa net fora com o mesmo fim, com mais ou menos ingredientes. O azeite (ou outro óleo vegetal) macerado com calendula, usado simples é por si só um balsamo, mas pudemos adicionar cera de abelha e fica uma pomada. Se colocarmos uma pequena quantidade de oleos essenciais potenciamos a sua acção. Este saiu particularmente bom.
Uma das receitas onde me inspirei foi esta muito simples.

http://seecosmetics.com/recipes/healing-balm-by-moonsongstress.html
 Aqui é feita com oleo de amendoas doces, mas eu substitui por azeite macerado com calendula. Os oleos essenciais não tenho o de tagetes de maneira que fiz mais uma alteração. A quantidade também era muito grande para uma experiencia de forma que em vez de onças(oz), utilizei colheres de sopa. Deu para 3 boiões de 15 ml cada.
O azeite macerado com calendula fica amarelino e com um aroma caracteristico muito agradável. Pode-se usar puro sem receio de ficar a cheirar a "salada".

O azeite de calendula e a cera. vão ser derretido em banho-maria.

Agora é a parte mais chata que é ir mexendo...mexendo...mexendo até ir endurecendo. Mas antes disso e assim que a temperatura o permitir, adicionam-se os oleos essenciais. a temperatura não pode estar muit alta para que estes não evaporem, nem estar demasiado duro para que dificulte a mistura dos oleos no creme.

Aqui está prontinho! Desinfectar os boiões e tampas com alcool antes de colocar lá o creme.

Ao adaptar ou formular uma receita é preciso que se respeite as percentagens seguras para os oleos essenciais. O melhor é fazer uma mistura (blend) de oleos conforme as caracterisicas que se quer dar a ao creme e depois medir a quantidade adequada para a quantidade de oleo/creme.

Sem comentários:

Enviar um comentário