A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Agua-Mel




Agua-Mel: é um doce tipico do Baixo Alenteja, nomeadamente da zona de Serpa. Fazia-se na altura da cresta das colmeias (extração do mel). Comia-se (come-se) molhando pedaços de pão, para ensopar.
A minha mãe lembra-se de irem a Serpa, homens vindos de Amareleja a vender Agua-mel e iam pelas ruas a apregoar "Agua-mel!!" diz a minha mãe que às vezes era muito escuro e que o travo era forte, pois era feito com os favos antigos e mais escuros com mais propolis, ou mais que outras substancias, que davam aquele sabor tão peculiar. Lembro-me da minha avó pedir sempre que se ia a Serpa que lhe trouxessem um pouquinho, com o que matava saudades da terra. Agua -mel com requeijão de Serpa, daquele grosso feito com leite de ovelha e que se corta à fatia!
Memorias... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário