A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aprenda a fazer velas

Aprenda a fazer velas
As velas servem para decorar e aromatizar o ambiente. Com as suas fragrâncias são óptimas para criar uma atmosfera agradável. Seja criativa e faça as suas próprias velas.

As velas aromáticas ou naturais produzem sobre nós um efeito relaxante. Usadas há muito pela aromaterapia, são ideais para criar um ambiente confortável ou especialmente romântico.
Material necessário
• Cera de parafina (cerca de 250g)
• Panela ou púcaro para derreter a cera
• Colher de pau para mexer
• Bacia de plástico
• Termómetro
• Fogão
• Fio de pavio
• Forma para pôr a cera (pode utilizar latas de alimentos desde que sejam lisas).
• Cor – para fazer velas coloridas pode usar os corantes tradicionais usados na culinária.
• Odor - se deseja fazer velas aromáticas use óleos essenciais.
Como fazer?
1. Comece por cortar a cera em partes pequenas e coloque-a numa forma, assim derreterá mais rapidamente.
2. Ponha um pouco de água a ferver. Coloque a forma na panela em banho-maria. Não use temperaturas elevadas, porque a cera pode-se pegar.
3. Mexa a cera até que fique completamente derretida, não excedendo os 71º. Tire 3/4 de cera ainda em pasta e guarde-a numa tijela para utilizar mais tarde. Teste a temperatura colocando o termómetro no centro do líquido derretido. Apague o lume, mas mantenha a cera na água quente.
4. Agora é altura de adicionar a cor. Junte algumas gotas de corante, à sua escolha, na cera derretida até obter a intensidade desejada. Uma vez obtido o tom final, escreva num papel a quantidade de gotas que adicionou para saber as quantidades certas se decidir voltar a fazer velas iguais.
5. Se pretender uma vela aromática utilize óleos essenciais. Quanto mais óleo aplicar mais forte será o cheiro. No entanto, se a quantidade for excessiva pode dificultar a sua queimadura. O ideal são 5 a 10 gotas. Mexa bem até ficar bem misturado.
6. Certifique-se de que a cera está bem derretida e que a sua temperatura continua a ser 71º.
7. Corte o fio de pavio pelo comprimento desejado. Por exemplo: se fizer uma vela com 20 cm deverá usar aproximadamente 20 cm de pavio. Faça um furo sensivelmente no centro da forma e enfie o pavio, fazendo um nó na extremidade que fica do lado de fora. Estique o fio e coloque a cera líquida na forma. Depois cubra com uma última camada da pasta de cera que guardou e, com os dedos, assente a superfície dos dedos. Dobre a outra extremidade do pavio à volta do seu dedo indicador e mantenha-o esticado durante alguns segundos. Depois puxe com cuidado e verifique se o pavio já está a ficar duro. Se estiver deixe-o mergulhado na cera alguns minutos até esta arrefecer e começar a ficar dura.
8. Se vir que o processo está a demorar muito tempo mergulhe a forma com a cera numa bacia com água fria.
9. Se achar que a cera não tem espessura suficiente ou tem algumas imperfeições volte a mergulhá-la na cera quente que sobrou. Espere que arrefeça completamente.
10. Para desenformar solte o nó do fundo da forma e pressione a mesma com as duas mãos, soltando a vela das paredes laterais. Use uma faca afiada e corte o fundo da vela de maneira a remover o excesso de cera e a dar um fundo plano à mesma.
12. Finalmente está na hora de apreciar sua nova criação!
Precauções
1. Nunca deixe as crianças sozinhas perto da cera quando esta está a derreter.
2. Atenção ao vapor libertado porque este pode queimar.
Não derreta a cera a uma temperatura superior a 275°.

Autor

Cátia Pina

2 comentários:

  1. HOLA ,QUERIDA AMIGA SOY , SEGUIDORA DE TU BLOG Y TU ADMIRADORA, ENCANTAME Y ESTAS EN MIS FAVORITOS ,DANDOE YO HEY APRENDIDO MUCHO, ME GUSTA SABER SINO HAY UNA RECETA DE VELAS PARA MASAJE(CANDLE) SERÉ MUY GRATA, QUE DIOS LA BENDIGA POR TODA ESTA RICURA QUE REGALA A NOSOTRAS, TE QUIERO Y VALES MUCHO PARA ME BESOS MARIA LUZ

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Luz, como está?
    Infelizmente eu não tenho nenhuma receita de vela de massagem, mas sei e já encontrei pela net algumas mas em ingles e que na maioria utilizam cera de soja.
    No entanto posso assim que me for possivel ver se encontro e traduzo alguma receita, mas só não posso dizer quando..o mais depressa q eu puder...se eu estiver demorando muito, dê-me um toque no facebook!
    obrigada pelas suas palavras
    beijo

    ResponderEliminar