A Coruja de Monte Suntria
Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!
terça-feira, 31 de maio de 2011
Alguns óleos vegetais e plantas medicinais utilizadas na prevenção de estrias na gravidez
Para: Aqui há Bebé)
Óleo de amêndoa doces (Prunus Amygdalus var. Dulcis)
O Óleo de Amêndoas Doces tem uma textura fina e é facilmente absorvido pela pele, tornando-o num dos óleos vegetais mais conhecidos e utilizados em massagens e nos cuidados diários da pele. É rico em vitaminas A, B1,B2, B6 e E. É um excelente emoliente e é conhecido pela sua capacidade de suavizar, hidratar, proteger e nutrir a pele, sendo um excelente auxiliar no equilíbrio da pele. Ajuda a prevenir as rugas e restaurar a elasticidade. Hidrata e suaviza a pele seca e as áreas irritadas, é especialmente indicado para peles secas. É um dos óleos vegetais mais usados na prevenção das estrias na gravidez e pode ser usado sozinho ou em mistura com outros óleos. *Pessoas com alergia a nozes e amendoins podem ser alérgicas.
Óleo de semente de uva (Vitis vinifera)
Extraído das sementes das uvas é um oleo é um emoliente doce, que deixa a pele macia como cetim sem que fique gordurosa. É bem absorvido pela pele. Hipo alérgico. Tem leves propriedades adstringentes sendo por isso especialmente indicado para a pele oleosa, embora possa ser usado por todo o tipo de peles. Óptimo para usar em massagens, sozinho ou em conjunto com outros óleos de base. A textura do óleo de grainhas de uva é ainda mais suave do que a do óleo de amêndoas doces. É indicado no tratamento de obesidade, celulite e estrias, pois auxilia na elasticidade dos tecidos, reduz o inchaço e o edema, restaura o colagénio e melhora a circulação periférica. Atua como excelente antioxidante. O óleo de grainhas de uva contém uma alta percentagem de ácido linoleico e alguma vitamina E, (que ajuda a conservação), assim como outras vitaminas e sais minerais. É tonificante, regenera e revitaliza a pele. É de grande utilidade na prevenção de estrias. Pode ser usado puro ou em diluição com outros óleos.
Gérmen de trigo Triticum sativum
O óleo de gérmen de trigo contém vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, D e F) e é rico em vitamina E. Contém ácido linoléico, fosfolipídios, zinco, ferro, potássio e fósforo, além de ser altamente rico em lecitina. Ajuda a manter a qualidade dos óleos menos estáveis porque evita a oxidação. Devem ser acrescentados, aproximadamente, 10 % ao óleo base e 20 % se o óleo tiver uma estabilidade baixa. Óptimo para uso em peles secas e maduras ou áreas de tecido cicatricial. Útil na cura de queimaduras e tecidos em processo de cicatrização, assim como áreas inflamadas e peles ásperas. Normalmente é usado numa mistura de 10% com outros óleos em 90% de outros óleos. Quando é aplicada topicamente sobre a pele que ajuda a promover a formação de novas células, melhora a circulação e ajudar a reparar os danos do sol para a pele. Também é usado para aliviar os sintomas de dermatites, além de funcionar como preventivo para estrias. Àqueles que têm alergias ao trigo aconselharíamos usar tocoferol (vit E) que também evita a oxidação, em vez do germe de trigo.
Óleo de Jojoba (Simmondsia chinensis)
É indicado para todos os tipos de peles, incluindo a oleosa, mista, acnéica e peles inflamadas. Similar à composição da "seborreia" humana ou à pele oleosa. Penetra rapidamente na pele, nutrindo-a. É suavizante e hidratante para peles secas e maduras. Óleo de grande compatibilidade com a pele humana, fornecendo maciez aveludada. Auxilia no controle do acúmulo de sebo na acne vulgar, devolvendo a oleosidade natural da pele. Ajuda na cura de peles inflamadas ou em peles com psoríases ou qualquer forma de dermatites, sendo excelente para o tratamento e o controle de peles acnéicas e oleosas. É um óleo antioxidante natural, ajudando outros óleos a não rancificarem rapidamente. Bom para diluí-lo com outro carregador. Excelente coadjuvante em óleos de massagens, óleos de corpo e para tratamentos capilares. De média oleosidade, é considerado um balanceador da pele, equilibrando-a. Sua composição química é de grande compatibilidade com a pele humana, devolvendo a oleosidade natural da pele.
Óleo de Semente de alperce (ou damasco) (Prunus armeniaca)
O Óleo de Semente de Damasco tem uma textura leve e assim é ideal para usar nas mãos, cara e cabelo. É especialmente benéfico para a pele seca, madura ou sensível devido à qualidade de nutrição do óleo. Contém vitamina A e C. Óleo de semente de alperce é obtido dos caroços. Este óleo é bem absorvido, capaz de restaurar a barreira da epiderme. É utilizada em cosmetologia e dermatologia na composição de produtos destinados a hidratar e nutrir a pele. Além disso, ele pode ser usado para cuidar de crianças e pele sensível. Óleo de semente de alperce é anti-inflamatório, tem propriedades regenerativas e tónicas, rejuvenesce a pele, elimina as linhas finas, ajuda a restaurar a elasticidade da pele, dando-lhe um tom saudável, radiante. Ajuda a manter a elasticidade da pele, é utilizada para a celulite. Tem sido usada com sucesso para a pele cansada e flácida. Pode ser usado tanto separadamente ou em combinação com outros óleos.
Óleo de abacate (Persea americana)
È um óleo que se obtém da polpa do fruto do abacate. O óleo de abacate é absorvido de forma imediata pela pele humana, actua como suavizante e tem um notável poder filtrante natural da radiação solar. É um óleo rico, pesado, ou seja, de penetração profunda e rica em vitaminas A e D, lecitina, potássio, bem como a vitamina E. O óleo puro, não refinado, de abacate é de cor verde esmeralda e é classificado como um óleo monoinsaturados. É um agente nutritivo e emoliente, que melhora a elasticidade da pele. É bom para peles sensíveis, secas, desidratadas, envelhecidas e castigadas por agentes externos. Lubrifica, hidrata e nutre em profundidade a pele. Aumenta o colagénio na pele e promove a regeneração celular
Azeite (Olea europaea L)
Extraído do fruto da oliveira, a azeitona, o azeite é um óleo usado desde há milénios, em unguentos, banhos, massagens, etc. Possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele, nutrindo-a, protegendo-a, suavizando-a, e conserva a juventude do corpo e da cara. É utilizado como anti-rugas, hidratante e suavizante para peles secas; é purificador, calmante, e serve para amolecer as impurezas da pele e facilitar a sua remoção; melhora a elasticidade da pele, é perfeito para banhos relaxantes e massagens. Bastante oleoso é normalmente associado a outros oleos. É também usado na prevenção das estrias sozinho ou associados com outros óleos vegetais ou mais comummente em infusão com calêndula ou outras plantas medicinais.
Óleo de coco ( Cocus nucifera)
O óleo de coco, também conhecida como manteiga de coco, é um óleo extraído de copra tropical (a polpa interior de coco), de cor branca e mantêm-se sólido a temperaturas inferiores a 20º C.. O óleo de coco é constituída essencialmente por muito fluidos ácidos gordos saturados, que são perto de gordura subcutânea humana, e por isso é mais compatível com a pele do que a maioria dos óleos vegetais. Um excelente hidratante e óleo de protecção. Ajuda a manter a pele macia e suave, sem ser pegajoso.É ideal para tratar a pele sensível e danificada. Pode ser misturado com outros óleos vegetais.
Óleo de Sementes de sésamo (Sesamum indicum)
É um óleo muito leve, usado especialmente para massagens. Excelente para todos os tipos de pele, especialmente com problemas de eczema e envelhecimento prematuro da pele. É lubrificante, emoliente, anti-inflamatório e restaurador de camada lipídica. Auxilia na prevenção de estrias. Popularmente é muito usado para ajudar em artrites. Para que tenha todas as suas propriedades inalteradas não pode sofrer processo de refino.
Usado de 20% a 100% em óleos carregadores mais baratos.
Óleo de semente de sésamo é rico em vitamina E, vitaminas do complexo B, e os minerais cálcio, magnésio e fósforo.
Óleo de girassol (Helianthus annuus)
Óleo de girassol contêm as vitaminas A, D, complexo B e E.É também rico em minerais, como cálcio, zinco, potássio, ferro e fósforo. É de cor amarela e quase nenhum odor, média oleosidade, excelente óleo base, para todos os tipos de pele. Rico em Ômega 6. Seus ácidos gordos polinsaturados têm acção nutritiva, emoliente e revitalizante da pele. Com elevado poder nutritivo pode ser utilizado em contusões, feridas, escaras, ulcerações e esfolamentos. Tem acção e revitalizante. Facilmente absorvido pela pele, contém alta concentração de vitamina E, recomendado para peles delicadas e secas. É um óleo versátil e também um óleo relativamente barato para usar em massagem e pode ser misturado com outros óleos prensados a frio.
Óleo de rícino (Ricinus communis)
Os componentes do óleo de rícino têm propriedades desinfectantes que são altamente benéficos para o tratamento de várias doenças de pele causadas por infecções bacterianas ou fúngicas. Ele inclui úlceras de pele, micose, prurido cutâneo, erupções cutâneas, verrugas e até cravos e espinhas. Tem um bom efeito hidratante na pele seca. Assim, ele pode ser usado para curar fissuras nos tornozelos e pés, que muitas vezes se desenvolvem no inverno. O óleo de rícino promove a produção de colagénio e elastina e, portanto, contribui para tornar a pele lisa e macia.
Manteiga de cacau ( Theobroma cacao L)
A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau. Composta por uma combinação de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oléico, a manteiga de cacau tem propriedades incomparáveis á qualquer outro tipo de gordura vegetal, pois é altamente estável, tem textura suave e ainda é rica em substâncias antioxidantes. Isso desperta o interesse no seu uso como matéria prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. Possui propriedades hidratantes e emolientes, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Sendo um excelente hidratante, é facilmente absorvida pela pele, atingindo as camadas mais profundas, tornando-a mais suave. É usada em aplicações tópicas em casos de queimaduras, cieiro dos lábios, rachaduras que ocorrem no seio em função da amamentação, hemorróidas, unguentos analgésicos, processos de cicatrização, qualquer tipo de lesão cutânea e em preparações caseiras para diminuir a coloração de manchas no rosto. Também é usado em preparações para prevenção das estrias na gravidez
Manteiga de Karité (shea) (Butyrospermum parkii)
A manteiga de karité é um excelente hidratante para peles secas e danificadas. A industria farmacêutica utiliza-a na elaboração de produtos para problemas de pele como dermatoses, eczemas e queimaduras solares. Tem também efeito cicatrizante e reparador em mãos gretadas e que sofram de eczemas e dermatites. É desde tempos imemoriais utilizada por diversos povos africanos para curar feridas, é muito rica em vitaminas A, D, E e F e tem propriedades suavizantes usadas como atenuante de estrias e rugas. É muito bem tolerada, mesmo pelas peles sensíveis, e inclusive usada em produtos para bebés e em produtos para diabéticos. Além disso a manteiga de karité é não-comedogênica, ou seja, não causa erupção ou obstrução dos poros, que causem acnes.
Calêndula (Calendula officinalis)
É uma plantas com excelentes propriedades. Tem acção anti-inflamatória, emoliente, anti-séptica, calmante e cicatrizante, evitando infecções em ferimentos e escoriações. Os diversos princípios ativos da planta são responsáveis pelos eficientes efeitos no tratamento de pele e cabelos. A calendulina, por exemplo, um pigmento que dá a cor alaranjada às pétalas, presente em boas doses nas flores, juntamente com a resina e a mucilagem, são responsáveis pelos poderes regeneradores e cicatrizantes. É normalmente preparada uma infusão das flores de calêndula em óleo de girassol ou azeite e depois filtrado que depois se utiliza no tratamento de queimaduras e inflamações, estimulando a formação de tecidos. Ideal para a pele áspera, rachada, cansada, para as mãos, como óleo de massagem ou após o banho de sol. Ameniza problemas femininos, como a TPM e a menopausa. Indicado para todo tipo de pele, inclusive com acne, sensíveis e avermelhadas. A absorção cutânea é rápida. Costuma ser adicionado ao óleo carreador na proporção de 25%. Não confundir com o óleo essencial absoluto de calêndula que custa centenas de vezes mais caro que o óleo infuso.
Aloé Vera
O Aloé Vera tem uma acção anti-inflamatória, promove a renovação de tecidos com células novas, é regeneradora celular restaurando os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece no caso das queimaduras, quer sejam ocasionadas por fogo, por radiação ou pelo sol. É um hidratante natural, hidrata todas as camadas da pele. E o Aloé Vera é um veículo perfeito para transportar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos aos quais está combinado. É antipruriginoso, faz desaparecer o prurido e o ardor. Quando aplicado em feridas e queimaduras, penetra na pele e restitui os fluidos sem impedir que a oxigenação chegue até a ferida, acelerando o processo de cura e reduzindo o tamanho da cicatriz.
http://artesdesuntria.blogspot.com/2011/05/alguns-oleos-vegetais-e-plantas_31.html
Óleo de amêndoa doces (Prunus Amygdalus var. Dulcis)
O Óleo de Amêndoas Doces tem uma textura fina e é facilmente absorvido pela pele, tornando-o num dos óleos vegetais mais conhecidos e utilizados em massagens e nos cuidados diários da pele. É rico em vitaminas A, B1,B2, B6 e E. É um excelente emoliente e é conhecido pela sua capacidade de suavizar, hidratar, proteger e nutrir a pele, sendo um excelente auxiliar no equilíbrio da pele. Ajuda a prevenir as rugas e restaurar a elasticidade. Hidrata e suaviza a pele seca e as áreas irritadas, é especialmente indicado para peles secas. É um dos óleos vegetais mais usados na prevenção das estrias na gravidez e pode ser usado sozinho ou em mistura com outros óleos. *Pessoas com alergia a nozes e amendoins podem ser alérgicas.
Óleo de semente de uva (Vitis vinifera)
Extraído das sementes das uvas é um oleo é um emoliente doce, que deixa a pele macia como cetim sem que fique gordurosa. É bem absorvido pela pele. Hipo alérgico. Tem leves propriedades adstringentes sendo por isso especialmente indicado para a pele oleosa, embora possa ser usado por todo o tipo de peles. Óptimo para usar em massagens, sozinho ou em conjunto com outros óleos de base. A textura do óleo de grainhas de uva é ainda mais suave do que a do óleo de amêndoas doces. É indicado no tratamento de obesidade, celulite e estrias, pois auxilia na elasticidade dos tecidos, reduz o inchaço e o edema, restaura o colagénio e melhora a circulação periférica. Atua como excelente antioxidante. O óleo de grainhas de uva contém uma alta percentagem de ácido linoleico e alguma vitamina E, (que ajuda a conservação), assim como outras vitaminas e sais minerais. É tonificante, regenera e revitaliza a pele. É de grande utilidade na prevenção de estrias. Pode ser usado puro ou em diluição com outros óleos.
Gérmen de trigo Triticum sativum
O óleo de gérmen de trigo contém vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, D e F) e é rico em vitamina E. Contém ácido linoléico, fosfolipídios, zinco, ferro, potássio e fósforo, além de ser altamente rico em lecitina. Ajuda a manter a qualidade dos óleos menos estáveis porque evita a oxidação. Devem ser acrescentados, aproximadamente, 10 % ao óleo base e 20 % se o óleo tiver uma estabilidade baixa. Óptimo para uso em peles secas e maduras ou áreas de tecido cicatricial. Útil na cura de queimaduras e tecidos em processo de cicatrização, assim como áreas inflamadas e peles ásperas. Normalmente é usado numa mistura de 10% com outros óleos em 90% de outros óleos. Quando é aplicada topicamente sobre a pele que ajuda a promover a formação de novas células, melhora a circulação e ajudar a reparar os danos do sol para a pele. Também é usado para aliviar os sintomas de dermatites, além de funcionar como preventivo para estrias. Àqueles que têm alergias ao trigo aconselharíamos usar tocoferol (vit E) que também evita a oxidação, em vez do germe de trigo.
Óleo de Jojoba (Simmondsia chinensis)
É indicado para todos os tipos de peles, incluindo a oleosa, mista, acnéica e peles inflamadas. Similar à composição da "seborreia" humana ou à pele oleosa. Penetra rapidamente na pele, nutrindo-a. É suavizante e hidratante para peles secas e maduras. Óleo de grande compatibilidade com a pele humana, fornecendo maciez aveludada. Auxilia no controle do acúmulo de sebo na acne vulgar, devolvendo a oleosidade natural da pele. Ajuda na cura de peles inflamadas ou em peles com psoríases ou qualquer forma de dermatites, sendo excelente para o tratamento e o controle de peles acnéicas e oleosas. É um óleo antioxidante natural, ajudando outros óleos a não rancificarem rapidamente. Bom para diluí-lo com outro carregador. Excelente coadjuvante em óleos de massagens, óleos de corpo e para tratamentos capilares. De média oleosidade, é considerado um balanceador da pele, equilibrando-a. Sua composição química é de grande compatibilidade com a pele humana, devolvendo a oleosidade natural da pele.
Óleo de Semente de alperce (ou damasco) (Prunus armeniaca)
O Óleo de Semente de Damasco tem uma textura leve e assim é ideal para usar nas mãos, cara e cabelo. É especialmente benéfico para a pele seca, madura ou sensível devido à qualidade de nutrição do óleo. Contém vitamina A e C. Óleo de semente de alperce é obtido dos caroços. Este óleo é bem absorvido, capaz de restaurar a barreira da epiderme. É utilizada em cosmetologia e dermatologia na composição de produtos destinados a hidratar e nutrir a pele. Além disso, ele pode ser usado para cuidar de crianças e pele sensível. Óleo de semente de alperce é anti-inflamatório, tem propriedades regenerativas e tónicas, rejuvenesce a pele, elimina as linhas finas, ajuda a restaurar a elasticidade da pele, dando-lhe um tom saudável, radiante. Ajuda a manter a elasticidade da pele, é utilizada para a celulite. Tem sido usada com sucesso para a pele cansada e flácida. Pode ser usado tanto separadamente ou em combinação com outros óleos.
Óleo de abacate (Persea americana)
È um óleo que se obtém da polpa do fruto do abacate. O óleo de abacate é absorvido de forma imediata pela pele humana, actua como suavizante e tem um notável poder filtrante natural da radiação solar. É um óleo rico, pesado, ou seja, de penetração profunda e rica em vitaminas A e D, lecitina, potássio, bem como a vitamina E. O óleo puro, não refinado, de abacate é de cor verde esmeralda e é classificado como um óleo monoinsaturados. É um agente nutritivo e emoliente, que melhora a elasticidade da pele. É bom para peles sensíveis, secas, desidratadas, envelhecidas e castigadas por agentes externos. Lubrifica, hidrata e nutre em profundidade a pele. Aumenta o colagénio na pele e promove a regeneração celular
Azeite (Olea europaea L)
Extraído do fruto da oliveira, a azeitona, o azeite é um óleo usado desde há milénios, em unguentos, banhos, massagens, etc. Possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele, nutrindo-a, protegendo-a, suavizando-a, e conserva a juventude do corpo e da cara. É utilizado como anti-rugas, hidratante e suavizante para peles secas; é purificador, calmante, e serve para amolecer as impurezas da pele e facilitar a sua remoção; melhora a elasticidade da pele, é perfeito para banhos relaxantes e massagens. Bastante oleoso é normalmente associado a outros oleos. É também usado na prevenção das estrias sozinho ou associados com outros óleos vegetais ou mais comummente em infusão com calêndula ou outras plantas medicinais.
Óleo de coco ( Cocus nucifera)
O óleo de coco, também conhecida como manteiga de coco, é um óleo extraído de copra tropical (a polpa interior de coco), de cor branca e mantêm-se sólido a temperaturas inferiores a 20º C.. O óleo de coco é constituída essencialmente por muito fluidos ácidos gordos saturados, que são perto de gordura subcutânea humana, e por isso é mais compatível com a pele do que a maioria dos óleos vegetais. Um excelente hidratante e óleo de protecção. Ajuda a manter a pele macia e suave, sem ser pegajoso.É ideal para tratar a pele sensível e danificada. Pode ser misturado com outros óleos vegetais.
Óleo de Sementes de sésamo (Sesamum indicum)
É um óleo muito leve, usado especialmente para massagens. Excelente para todos os tipos de pele, especialmente com problemas de eczema e envelhecimento prematuro da pele. É lubrificante, emoliente, anti-inflamatório e restaurador de camada lipídica. Auxilia na prevenção de estrias. Popularmente é muito usado para ajudar em artrites. Para que tenha todas as suas propriedades inalteradas não pode sofrer processo de refino.
Usado de 20% a 100% em óleos carregadores mais baratos.
Óleo de semente de sésamo é rico em vitamina E, vitaminas do complexo B, e os minerais cálcio, magnésio e fósforo.
Óleo de girassol (Helianthus annuus)
Óleo de girassol contêm as vitaminas A, D, complexo B e E.É também rico em minerais, como cálcio, zinco, potássio, ferro e fósforo. É de cor amarela e quase nenhum odor, média oleosidade, excelente óleo base, para todos os tipos de pele. Rico em Ômega 6. Seus ácidos gordos polinsaturados têm acção nutritiva, emoliente e revitalizante da pele. Com elevado poder nutritivo pode ser utilizado em contusões, feridas, escaras, ulcerações e esfolamentos. Tem acção e revitalizante. Facilmente absorvido pela pele, contém alta concentração de vitamina E, recomendado para peles delicadas e secas. É um óleo versátil e também um óleo relativamente barato para usar em massagem e pode ser misturado com outros óleos prensados a frio.
Óleo de rícino (Ricinus communis)
Os componentes do óleo de rícino têm propriedades desinfectantes que são altamente benéficos para o tratamento de várias doenças de pele causadas por infecções bacterianas ou fúngicas. Ele inclui úlceras de pele, micose, prurido cutâneo, erupções cutâneas, verrugas e até cravos e espinhas. Tem um bom efeito hidratante na pele seca. Assim, ele pode ser usado para curar fissuras nos tornozelos e pés, que muitas vezes se desenvolvem no inverno. O óleo de rícino promove a produção de colagénio e elastina e, portanto, contribui para tornar a pele lisa e macia.
Manteiga de cacau ( Theobroma cacao L)
A manteiga de cacau é a gordura comestível natural da semente de cacau. Composta por uma combinação de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido oléico, a manteiga de cacau tem propriedades incomparáveis á qualquer outro tipo de gordura vegetal, pois é altamente estável, tem textura suave e ainda é rica em substâncias antioxidantes. Isso desperta o interesse no seu uso como matéria prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. Possui propriedades hidratantes e emolientes, ou seja, recupera a oleosidade do tecido perdida durante o ressecamento causado por exposições ao sol ou frio excessivo. Sendo um excelente hidratante, é facilmente absorvida pela pele, atingindo as camadas mais profundas, tornando-a mais suave. É usada em aplicações tópicas em casos de queimaduras, cieiro dos lábios, rachaduras que ocorrem no seio em função da amamentação, hemorróidas, unguentos analgésicos, processos de cicatrização, qualquer tipo de lesão cutânea e em preparações caseiras para diminuir a coloração de manchas no rosto. Também é usado em preparações para prevenção das estrias na gravidez
Manteiga de Karité (shea) (Butyrospermum parkii)
A manteiga de karité é um excelente hidratante para peles secas e danificadas. A industria farmacêutica utiliza-a na elaboração de produtos para problemas de pele como dermatoses, eczemas e queimaduras solares. Tem também efeito cicatrizante e reparador em mãos gretadas e que sofram de eczemas e dermatites. É desde tempos imemoriais utilizada por diversos povos africanos para curar feridas, é muito rica em vitaminas A, D, E e F e tem propriedades suavizantes usadas como atenuante de estrias e rugas. É muito bem tolerada, mesmo pelas peles sensíveis, e inclusive usada em produtos para bebés e em produtos para diabéticos. Além disso a manteiga de karité é não-comedogênica, ou seja, não causa erupção ou obstrução dos poros, que causem acnes.
Calêndula (Calendula officinalis)
É uma plantas com excelentes propriedades. Tem acção anti-inflamatória, emoliente, anti-séptica, calmante e cicatrizante, evitando infecções em ferimentos e escoriações. Os diversos princípios ativos da planta são responsáveis pelos eficientes efeitos no tratamento de pele e cabelos. A calendulina, por exemplo, um pigmento que dá a cor alaranjada às pétalas, presente em boas doses nas flores, juntamente com a resina e a mucilagem, são responsáveis pelos poderes regeneradores e cicatrizantes. É normalmente preparada uma infusão das flores de calêndula em óleo de girassol ou azeite e depois filtrado que depois se utiliza no tratamento de queimaduras e inflamações, estimulando a formação de tecidos. Ideal para a pele áspera, rachada, cansada, para as mãos, como óleo de massagem ou após o banho de sol. Ameniza problemas femininos, como a TPM e a menopausa. Indicado para todo tipo de pele, inclusive com acne, sensíveis e avermelhadas. A absorção cutânea é rápida. Costuma ser adicionado ao óleo carreador na proporção de 25%. Não confundir com o óleo essencial absoluto de calêndula que custa centenas de vezes mais caro que o óleo infuso.
Aloé Vera
O Aloé Vera tem uma acção anti-inflamatória, promove a renovação de tecidos com células novas, é regeneradora celular restaurando os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece no caso das queimaduras, quer sejam ocasionadas por fogo, por radiação ou pelo sol. É um hidratante natural, hidrata todas as camadas da pele. E o Aloé Vera é um veículo perfeito para transportar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos aos quais está combinado. É antipruriginoso, faz desaparecer o prurido e o ardor. Quando aplicado em feridas e queimaduras, penetra na pele e restitui os fluidos sem impedir que a oxigenação chegue até a ferida, acelerando o processo de cura e reduzindo o tamanho da cicatriz.
http://artesdesuntria.blogspot.com/2011/05/alguns-oleos-vegetais-e-plantas_31.html
domingo, 22 de maio de 2011
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Receita de linimento oleo calcario
Receita de linimento oleo calcario
Pode-se usar para limpar os rabinhos dos bebes e/ou para pequenas feridas e eczemas. É usado também para auxilio na limpeza e tratamento de feridas em pessoas acamadas
150g de agua de cal
150 g de oleo vegetal (pode ser azeite macerado com caléndula ou uma mistura de azeite e oleo de amendoas doces )
5g de cera abelha (pode substituir por candelita)
Num recipiente em banho maria coloca-se a cera e o azeite, para que a cera derreta e se misture com o azeite. Retira-se do lume e vai-se juntando a agua de cal, mexendo até ficar bem misturado. Colocar num recipiente e deixar acabar de arrefecer. Usar.
Para fazer a agua de cal:
200g de agua destilada
10g de hidróxido de cálcio (também conhecido como cal hidratada, cal apagada ou ainda cal extinta)
Misturar a cal à agua mexer com cuidado até ficar uma agua leitosa. Deixar descansar algunas horas. No fundo do recipiente hão-de ficar uns restos de cal e formar-se-à uma película branca à superficie. Coa-se com papel de cozinha ou um bocado de algodão em rama. Deve dar a quantidade de 150 g de agua de cal mais ou menos, é questão de medir.
A agua de cal tem muito tempo de validade. Pelo menos 1 ano.
Se quiser fazer mais quantidade (1l p.ex. ) é juntar a 1l de água destilada , 50 g de cal. A água de cal guardada pode voltar a formar resíduos de cal no fundo, não em problema tem a ver com o grau de saturação da solução. É só voltar a coar e filtrar, ou ir retirado com cuidado para não “levantar pé” !
Pode-se usar para limpar os rabinhos dos bebes e/ou para pequenas feridas e eczemas. É usado também para auxilio na limpeza e tratamento de feridas em pessoas acamadas
150g de agua de cal
150 g de oleo vegetal (pode ser azeite macerado com caléndula ou uma mistura de azeite e oleo de amendoas doces )
5g de cera abelha (pode substituir por candelita)
Num recipiente em banho maria coloca-se a cera e o azeite, para que a cera derreta e se misture com o azeite. Retira-se do lume e vai-se juntando a agua de cal, mexendo até ficar bem misturado. Colocar num recipiente e deixar acabar de arrefecer. Usar.
Para fazer a agua de cal:
200g de agua destilada
10g de hidróxido de cálcio (também conhecido como cal hidratada, cal apagada ou ainda cal extinta)
Misturar a cal à agua mexer com cuidado até ficar uma agua leitosa. Deixar descansar algunas horas. No fundo do recipiente hão-de ficar uns restos de cal e formar-se-à uma película branca à superficie. Coa-se com papel de cozinha ou um bocado de algodão em rama. Deve dar a quantidade de 150 g de agua de cal mais ou menos, é questão de medir.
A agua de cal tem muito tempo de validade. Pelo menos 1 ano.
Se quiser fazer mais quantidade (1l p.ex. ) é juntar a 1l de água destilada , 50 g de cal. A água de cal guardada pode voltar a formar resíduos de cal no fundo, não em problema tem a ver com o grau de saturação da solução. É só voltar a coar e filtrar, ou ir retirado com cuidado para não “levantar pé” !
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Desafio literário
A Luna faz destas coisas!http://jardimpequenascoisas.blogspot.com/2011/05/desafio-literario.html
E agora? Eu vou dar barraca! Sou uma nega nestes tipos de desafios!
bom...vou improvisar e ver se me safo...
Então cá vai:
E agora? Eu vou dar barraca! Sou uma nega nestes tipos de desafios!
bom...vou improvisar e ver se me safo...
Então cá vai:
1 - Existe um livro que leias e releias várias vezes?
Sim, mas analisando agora, são sempre livros de vários tamanhos sobre plantas medicinais.
2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeças-te, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Sim. Vários…desde livros de leitura obrigatória na escola, (destes saltitava e lia depois o fim…convinha-me mais!)…até alguns best-sellers atuais, que não vou dizer quais para não ouvir exclamações do género: “ mas?!?!! O quê?!!?!? Não leste?!!?! Mas esse livro é fantástico!! Eu li-o num instante!” (ou algo parecido…)…bofff!!...
3 - Se escolhesses um livro para o resto da tua vida, qual seria ele?
Não sei…dependeria do resto da vida…tipo, se ficasse presa numa ilha deserta dava jeito um daqueles livros sobre técnicas de sobrevivência no mato (mmm tecnicas de sobrevivência numa ilha deserta: Robinson Crusoé!)…se ficasse presa numa grande cidade, dava jeito um guia de ruas e direcções, de preferência daqueles que dizem também onde encontrar lojas de viveres e coisas assim (mm ..nada de minimamente engraçado a dizer desta vez…)
4 - Que livro gostarias de ter lido mas que por algum motivo nunca leste?
mmm…tenho que me ir inscrever na biblioteca publica…(porque é que os livros são tão caros!??) Confesso que as minhas leituras actuais não passam por literatura com a frequencia desejada e existem centenas de livros que gostaria de ler mas que não o fiz, porque comprei antes um livro para o meu filho e não comprei para mim(para a proxima), porque não gosto muito de ler e-books (gosto do toque e do cheiro do livro e ler num écran não é a mesma coisa), porque , por preguiça e falta de organização ainda não fui á biblioteca publica inscrever-me para trazer livros para ler em casa…
5 - Que livro cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?
Já referi que tenho problemas de memória?
6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Siiiimmmm!!!! Era o meu refúgio, o meu canto secreto, o meu mundo alternativo! Ora bem, para .além dos livros do Patinhas e do Pato Donald escondidos debaixo do colchão da cama e numa prateleira da casa de banho…todos da Enid Blyton que conseguia encontrar na Biblioteca Itinerante da Gulbenkian, tudo que tivesse contos tradicionais portugueses, ou livros sobre animais e ciências em geral, Emilio Salgari, Julio Verne e vários de aventuras…(Ivanhoe, ó Ivanhoe!)
Ó pá! Os momentos maravilhosos que eu passei com o meu “Panorama Animal” (não era um livro verdadeiro, mas uma caderneta com cromos de animais) e com o Atlas Mundial da Rider’s Digest!!!
7 - Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Se li, tratei de o tirar rapidamente da memória!
8 - Indica alguns dos teus livros preferidos.
Os meus preferidos estão ainda muito ligados aos momentos de evasão e sonho da minha juventude.
Ivanhoe (sempre)
Viagem ao centro da Terra de Julio Verne e mais uma serie deles do mesmo autor …
Coloquem-me à frente um livro sobre plantas, rochas e fosseis, culturas antigas e historia, geologia e animais e podem ir que eu fico bem, muito obrigada! E já agora aqueles ali sobre aromaterapia e plantas medicinais, aqueles livros além tipo Pantagruel, e… olha! Cristais e aquele de tarô! Sim, esse aí! Dá cá s.f.f.! Ah! E uma garrafinha de agua se não for muito incomodo…obrigada…
9- Que livro estás a ler neste momento?
Na cama tenho:
o Manual do Guerrerio de Paulo Coelho (chui! Pouco barulho! É da minha mãe e eu não o tinha lido ainda. Agora que já passou de moda é melhor para ler sem “ esquisitices”!..);
A Vida –reflexões (J.Krishnamurti)
Fotocópias de livros como “El Druida” em espanhol que saquei da net;
“_Using Essencial Oils and Aromaterapy” Carol Wiley (mesma origem); etc…
Na mala uma série de textos e fotocópias sobre espiritualidade, saboaria, óleos vegetais e cosméticos caseiros, etc, etc….
10 - Indica 10 amigos para o meme literário:
Epá! Dez!?
Subscrever:
Mensagens (Atom)