A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"Em Busca da Calêndula Perdida"


 Quero falar sobre uma coisa com q me deparei , ou apercebi, esta semana: Encontrar calêndula à venda parece praticamente impossível! Tenho comprado "calêndula" em ervanárias, seca, pequenas flores tipo malmequeres, embaladas, de empresas supostamente de confiança e com o rotulo a dizer calendula officinalis, estava descansadinha e confiante. Até que há uns meses encontrei, de uma das empresas q já tinha comprados anteriormente, a calêndula em pétalas, como se vê em blogs e sites estrangeiros. Dei-me conta que o que anteriormente comprava não era calêndula, embora estivesse identificada como tal. Examinando com atenção, os tais malmequeres são exactamente isso: malmequeres amarelos do campo, daqueles que cobrem os campos no inicio da Primavera! http://profs.ccems.pt/Palma/Flores%20Silvestres/Classificacao/Ordens/Dicotiledoneas/Asterales/Asteraceae/Amarelas/textos/Chrysanthemum%20myconis.htm

e que ainda por cima (se forem estes, são considerados alérgenos) http://www.wildflowers.co.il/english/allergenIndex.asp

em cima calendula officinalis; em baixo o malmequer vendido como calendula


Lembrei então de que numa das visitas a uma das ervanárias, em resposta a uma outra cliente a empregada disse que era “calendula dos prados”, e por isso ser diferente. Falei com a minha mae e ela disse-me que no Alentejo havia uma erva parecida com a calendula, mas mais pequena à qual chamavam de “erva-vaqueira”, mas que ninguém, nem as vacas do meu avô apreciava. Mas isto deu-me cá volta ao miolo e tinha porque tinha de ver afinal se aquela planta q vendiam como calendula seria afinal a tal erva vaqueira.

Armada de pc, teclado e Google, lá fui eu em “Busca da calêndula perdida”!

E o que “descobri” foi que existem varias espécies de calêndula, (no site plantamed http://www.plantamed.com.br/, estão referidas mais de 30!) e que a tal erva vaqueira é uma delas! O seu nome cientifico é calendula arvenses http://www.biorede.pt/images.asp?id=1079  e é de menor porte (até cerca de 30cm, enquanto a calendula officinalis ou calendula dos jardins pode atingir os 60cm), as propriedades são semelhantes embora a calendula officinalis, seja mais potente e tenha mais aplicações.

Em ingles são conhecidas como field marigold (calendula arvensis) e pot marigold (calendula officinalis), enquanto a marigold se refere aos tagetes (cravos tunicos ou cravo de defunto), mas isso é outra historia.

Mais uma vez isto mostra como é importante, conhecer os nomes científicos das plantas para as poder diferenciar de outras com as mesmas denominações populares e que muitas vezes não tem nada a ver umas com as outras.

Agora o que me parece inconcebível é que empresas supostamente credíveis e de confiança vendam por calendula officinalis outra planta!!

Agora não sei exactamente qual planta que estão a vender mas será calendula ?!?!?!




1 comentário:

  1. bom dia!!

    só para saber que cultivo calenculas! e vendo secas...calendula officinalis! são maravilhosas. mando algumas se quiser ver como são: diga para que endereço.

    abraços

    ppapoila!
    qinta das lamas e salgueirinhos
    Douro

    ResponderEliminar