A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sachê de banho para reumatismo


Sachê de banho para reumatismo:

15 gs. de alecrim, 15 gs. de sálvia, 10 gs. de losna, 10 gs. de flor sabugueiro, 2 colheres de sal.
Ferver por 10 minutos e deixar amornar. Misturar na água da banheira

Xarope - receita basica


Xarope

300 ml de chá bem forte de erva e 150 gs de açúcar. Ferver até dar o ponto. Ainda quente, mas não fervendo, coloque 3 colheres de mel e quarde em vidros super limpos. Conserve em geladeira.

 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Papel reciclado / Papel artesanal


Receita básica
1 - Pique e reserve 100 g de papel. Coloque o material picado em uma tina com água e deixe as fibras hidratarem por 12 horas. Se quiser um papel colorido, deixe também de molho papéis de cores fortes
2 - Coloque metade da água e do papel no liquidificador e bata por três minutos. Acrescente metade da cola branca e bata mais uma vez, até obter uma massa homogênea. Repita o procedimento com a sobra dos ingredientes.
3 - Preencha a tina com 70% de seu volume de água. Adicione a massa de celulose e misture bem. Mergulhe a tela de silk até o fundo da tina. Retire-a, escorrendo a água excedente. A tela ficará coberta pela mistura. A espessura da folha depende da quantidade de massa de celulose e água que você colocar.
4 - Estenda a entretela (ou tecido com pelo menos 30% de algodão) sobre uma superfície bem plana. Com o rolinho, transfira o papel da tela de silk para a entretela. Esse procedimento também serve para retirar o excesso de água.
5 - Levante a tela de silk. Nesse momento, faça o primeiro controle de qualidade: observe atentamente se não há bolhas, buracos ou imperfeições no papel. Se houver, despreze essa folha e repita o procedimento das etapas 3 a 5.
6 - Coloque outra entretela sobre a primeira folha de papel reciclado e repita o processo sucessivamente, até atingir sete folhas empilhadas.
7 - Distribua esse "sanduíche de folhas" sobre uma placa de polietileno ou de madeira. Depois, cubra-o com outra placa e leve para a prensa por dez minutos. É possível substituir a prensa por pesos e listas telefônicas espalhados sobre as placas. Espere que toda a água saia.
8 - Estenda as entretelas num varal e faça o segundo controle de qualidade. Despreze as folhas que apresentarem imperfeições. Deixe secar por dois ou três dias.
9 - Para retirar o papel das entretelas, segure em duas laterais opostas do tecido e puxe até descolar. Faça o terceiro controle de qualidade. Note que, depois de seco, o papel fica encolhido. Para alisá-lo, remonte o "sanduíche de folhas" como na etapa 7 e leve à prensa por 30 minutos.
Papel Reciclado

Material (para sete folhas finas): 150 g de papéis diversos (sulfite, cartolina, papelão ou kraft; liquidificador; 1,5 l de água; 2 colheres (sopa) de cola branca Cascorex; tina de plástico retangular; tela retangular fina tipo silk screen; rolinho de pintura ou rodinho de pia; entretelas ou qualquer tecido com pelo menos 30% de algodão; 2 placas de polietileno ou de madeira; prensa ou livros grandes e pesados como listas telefônicas; varal e pregadores. (Veja a receita básica)

A Casa da Bruxa 2

The Witch House in Clichy-sous-Bois, France

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Xarope de avenca




Para tosse


100g de planta para cada litro de agua, deixe ferver até reduzir a terço.
Filtre e acrescente 250 g de mel

Um inalador de aromaterapia pessoal e portátil



Para poder usar óleos essenciais em qualquer lado, aqui está um inalador portatil e facil de fazer.

Arrange um pequeno frasquinho ou garrafinha.
Numa tacinha misture 1 c. sopa de sal grosso e 6 gotas de óleos essencial de camomila. Misture bem e deite dentro do frasquinho ou garrafinha. Quando se sentir irritado, destape e com a mão ventile o aroma em direcção ao nariz.


outros:
Alfazema e laranja: tensão, stress
Eucalipto: Afecção respiratória


etc.


Banho relaxante de alfazema





Em 1/2 chavena de leite (qualquer tipo),  junte 1 colher sopa de um oleo vegetal (ex . óleo de amendoas doces ou mesmos azeite). Adicione 5 gotas de oleo essencial de alfazema.
Deite o leite, com os óleos na banheira com agua morna.

Vapores para desentopir o nariz


2 litros agua
50g de oregãos
50g de folhas eucalipto

Ferver por 20 minutos. Adicionar 2 colheres de sopa de sal marinho. Inalar o vapor.

eucalipto
oregãos

Azeite de camomila



100g de capitulos (flores) em 500 ml de azeite e põe-se em banho-maria por 3 horas. Depois filtra-se e conserva-se dentro de uma garrafa. Para fricções no lumbago, torcicolos, contusões e dors reumaticas. Também pode ser usada na crosta lactea dos lactentes.
Se preferir pode fazer o metodo a frio e deixar dentro de um frasco por 30 dias, ao fim dos quais filtra e engarrafa.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Azeite de hipericão



Mezinha tradicional utilizada para pequenas feridas e queimaduras (escaldões) e em massagens para dores reumaticas.

Coloca-se num frasco de vidro de boca larga 100g de pontas de ramos floridos frescos em 250 g de azeite e deixa-se em maceração por 30 dias, agitando diariamente.

Filtre , espremendo bem as plantas e coloque em pequenos frascos de vidro, rolhados.
Para uso externo.
Analgésico local, anti-septico e anti-inflamatorio.