A Coruja de Monte Suntria

Suntria é uma das denominações de Sintra...O Monte da Lua ...a coruja...sou eu!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Desafio literário

A Luna faz destas coisas!http://jardimpequenascoisas.blogspot.com/2011/05/desafio-literario.html
E agora? Eu vou dar barraca! Sou uma nega nestes tipos de desafios!
bom...vou improvisar e ver se me safo...
Então cá vai:


1 - Existe um livro que leias e releias várias vezes?

Sim, mas analisando agora, são sempre livros de vários tamanhos sobre plantas medicinais.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeças-te, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

Sim. Vários…desde livros de leitura obrigatória na escola, (destes saltitava e lia depois o fim…convinha-me mais!)…até alguns best-sellers atuais, que não vou dizer quais para não ouvir exclamações do género: “ mas?!?!! O quê?!!?!? Não leste?!!?! Mas  esse  livro é fantástico!! Eu li-o num instante!” (ou algo parecido…)…bofff!!...

3 - Se escolhesses um livro para o resto da tua vida, qual seria ele?

Não sei…dependeria do resto da vida…tipo, se ficasse presa numa ilha deserta dava jeito um daqueles livros sobre técnicas de sobrevivência no mato (mmm tecnicas de sobrevivência numa ilha deserta: Robinson  Crusoé!)…se ficasse presa numa grande cidade, dava jeito um guia de ruas e direcções, de preferência daqueles que dizem também onde encontrar lojas de viveres e coisas assim (mm ..nada de minimamente engraçado a dizer desta vez…)

4 - Que livro gostarias de ter lido mas que por algum motivo nunca leste?

mmm…tenho que me ir inscrever na biblioteca publica…(porque é que os livros são tão caros!??) Confesso que as minhas leituras actuais não passam por literatura com a frequencia desejada e existem centenas de livros que gostaria de ler mas que não o fiz, porque comprei antes um livro para o meu filho e não comprei  para mim(para a proxima),  porque não gosto muito de ler e-books (gosto do toque e do cheiro do livro e ler num écran não é a mesma coisa), porque , por preguiça e falta de organização ainda não fui á biblioteca publica inscrever-me para trazer livros para ler em casa…

5 - Que livro cuja "cena final" jamais conseguiste esquecer?

Já referi que tenho problemas de memória?

6 - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Siiiimmmm!!!! Era o meu refúgio, o meu canto secreto, o meu mundo alternativo!  Ora bem, para .além dos livros do Patinhas e do Pato Donald escondidos debaixo do colchão da cama e numa prateleira da casa de banho…todos da Enid Blyton que conseguia encontrar na Biblioteca Itinerante da Gulbenkian, tudo que tivesse contos tradicionais portugueses, ou livros sobre animais e ciências em geral, Emilio Salgari, Julio Verne e vários de aventuras…(Ivanhoe, ó  Ivanhoe!)

Ó pá! Os momentos maravilhosos que eu passei com o meu “Panorama Animal” (não era um livro verdadeiro, mas uma caderneta com cromos de animais) e com o Atlas Mundial da Rider’s Digest!!!

7 - Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Se li, tratei de o tirar rapidamente da memória!

8 - Indica alguns dos teus livros preferidos.

Os meus preferidos estão ainda muito ligados aos momentos de evasão e sonho da minha juventude.

Ivanhoe (sempre)

Viagem ao centro da Terra de Julio Verne  e mais uma serie deles do mesmo autor …

Coloquem-me à frente um livro sobre plantas, rochas e fosseis, culturas antigas e historia, geologia e animais e podem ir que eu fico bem, muito obrigada! E já agora aqueles ali sobre aromaterapia e plantas medicinais, aqueles livros além  tipo Pantagruel, e… olha! Cristais e aquele de tarô! Sim, esse aí! Dá cá s.f.f.! Ah! E uma garrafinha de agua se não for muito incomodo…obrigada…

9- Que livro estás a ler neste momento?

Na cama tenho:

o Manual do Guerrerio de Paulo Coelho (chui! Pouco barulho! É da minha mãe e eu não o tinha lido ainda. Agora que já passou de moda é melhor para ler sem “ esquisitices”!..);

A Vida –reflexões (J.Krishnamurti)

Fotocópias de livros como “El Druida” em espanhol que saquei da net;
 “_Using Essencial Oils and Aromaterapy” Carol Wiley (mesma origem); etc…

Na mala uma série de textos e fotocópias sobre espiritualidade, saboaria, óleos vegetais e cosméticos caseiros, etc, etc….

10 - Indica 10 amigos para o meme literário:

Epá! Dez!?


1 comentário:

  1. E a Luna não faz uma sem duas por isso tenho um mimo no Jardim para a Corujinha! :)

    ResponderEliminar